2013/02/26

Notícias do Dia

Já está em andamento o mais recente fundo de gadgets, desta vez dedicado ao Chromebook Pixel - vamos lá ver que se este portátil vocacionado para a "cloud" que nos chega do Google com um preço nada habitual nos Chromebook vale mesmo o seu peso em ouro. Já vimos também uma empresa que quer imortalizar os seus clientes, com réplicas em 3D à escala (até que os hologramas se tornem mais comuns, parece-me a melhor opção para um "retrato em 3D" :).

Mas já de seguida, as notícias do dia, cheia de novidades e notícias que não param de chegar do MWC em Barcelona.

Sony vai ter equipamentos com Firefox OS

Não há dúvida que a Mozilla soube fazer o trabalho de casa, e mesmo chegando atrasada à guerra dos smartphones parece contar com o apoio de inúmeros fabricantes de peso... incluindo a Sony.

Será no entanto uma intenção que apenas deverá dar frutos em 2014, pelo que muito pode ainda mudar até lá. De qualquer forma, seria da maneira que a Sony poderia passar a ter um sistema alternativo, sobre o qual até poderia vir a ter mais controlo, em vez de ficar completamente à mercê do Google e do seu Android, e (eventualmente) da Microsoft e do seu Windows 8 (a Sony tem-se apostado exclusivamente no Android e ainda não lançou nenhum Windows Phone). O facto de não o ter feito com os Windows Phone e de o fazer com o Firefox OS poderá indicar qual o futuro que a Sony antevê para este mercado.

... Posição diferente tem a Samsung que diz não estar interessada no Firefox OS (por um lado, estão servidos com o Android e com o seu ex-Bada que será integrado com o Tizen; por outro lado... vamos lá ver se não acaba por ser um erro que poderá sair caro no futuro.)




DoubleTwist e Qualcomm criam MagicPlay - um AirPlay "open-source"

Será difícil não ficar impressionado com a simplificadade de utilização do sistema AirPlay existente nos equipamentos Apple - com um par de toques é possível transferirmos a música que estamos a ouvir para uma aparelhagem, ou um vídeo para uma qualquer televisão... desde que tenhamos equipamentos compatíveis, obviamente. Faz-nos falta um sistema idêntico mas aberto, e é isso que a DoubleTwist e a Qualcomm propõem com este MagicPlay.

A ideia é levar a simplicidade de um sistema "AirPlay" aos Android, mas que poderá ser implementado por todos. Mas a questão é que se continuará a estar preso a um "chip" da Qualcomm, pelo que me parece que ainda não será desta que veremos um sistema verdadeiramente universal, multi-marca, que se possa tornar num standard efectivo.


Samsung SAFE Knox


O mercado dos smartphones pode estar a conquistar o público em geral... mas há ainda um segmento que é mais difícil de dominar: o segmento empresarial, onde existem necessidades específicas a nível de gestão de múltiplos equipamentos, segurança acrescida, etc. Por isso mesmo a Samsung criou este SAFE Knox, destinado às empresas.

Entre muitas das funcionalidades (e segurança acrescida) destaca-se o facto destes equipamentos terem duas zonas separadas para execução de Apps. Uma delas destinada às apps "seguras" de trabalho, que têm acesso aos vossos dados, contactos, email, etc. Enquanto a outra pode ser usada para jogos e apps pessoal fica numa zona separada e isolada desses dados mais sensíveis.

De forma algo relacionada, também a Box passa a ter muitos mais controlos de nível empresarial, para fazer face ao Dropbox (que recentemente tinha adicionado algumas novidades a este nível).



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)