2013/03/28

Windows Phones superam iPhones em vários Países


Confesso que fico supreendido, mas segundo a IDC, os Windows Phone têm sido a plataforma com maior crescimento relativo (algo que não me surpreende), e que já têm superado a venda de iPhones em sete países (isto é que não estava à espera). Os países são: Argentina, India, Polónia, Rússia, África do Sul e Ucrânia.

Algo que pode ser explicado pelo elevado custo do iPhone relativamente ao nível de vida nestes países, e também de alguns deles terem um mercado bastante "pequeno", onde 100 mil unidades de unidades enviadas já serão suficientes para "ficar no top". Dizem-nos ainda que em certos países (como Itália e Finlândia), os Windows Phone terão já ultrapassado os 10% de quota de mercado - o que também não deixa de ser significativo.

... Lá por estar surpreendido não significa que não fique contente por este comportamento. Acho que o Windows Phone merecia ter uma fatia de mercado maior, para nos oferecer uma concorrência mais diversificada (entre iOS e Android). Mas, vou optar por usar a técnica de São Tomé: "ver para crer". Só ficarei convencido de que os Windows Phone estão a ter sucesso quando ao caminhar pela rua, ou no cinema, começar a ver Windows Phones nas mãos das pessoas. (E continuo a dizer que para isso acontecer só teriam que apostar numa política mais agressiva de preços... ao estilo do que o Google faz com os Nexus).

7 comentários:

  1. Os dados não são de vendas. São sim de encomendas. "devices shipped".
    Podem até estar todos nas prateleiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A MS que revele os nºs de activações.
      Aí é que se vê.

      Eliminar
  2. Não foi Tomás mas sim Tomé quem disse" ver para crer" (e nem a propósito, uma boa Páscoa- pois tem literalmemte tudo a ver!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oops... Era o Tomé pois. (Ai que a minha cabeça já não é o que era... :)

      Eliminar
  3. Eu creio que aqui (ao contrário do caso Samsung/Android) foi a marca (no caso a Nokia) que levantou a venda do SO. Não esqueçamos que a Nokia não teve fora da Europa a queda vertiginosa que teve por cá. Não falo dos EUA onde a marca finlandesa nunca foi um "player" importante. Em países em forte crescimento como os BRICS (no estudo só lá faltam a China e o Brasil) o consumo está altíssimo e a demanda por aparelhos de topo é bem superior à procura. Estive no Brasil há pouco tempo e lá não se consegue encontrar um iPhone 5 ou um Galaxy S3 à venda com a facilidade que temos por cá, mesmo com preços a rondar os €1000! Cerca de 10% dos brasileiros possuem renda mensal superior a €2679, o que corresponde a um mercado de 20 milhões de pessoas disponíveis para consumir produtos de valor alto e simplesmente não os encontram à venda. Então é natural que "quem não tem cão cace com Nokia Windows Phone"! Creio que tudo dependerá do quanto a MS consiga atrair os developers para a plataforma e para a prometida "transversalidade" entre Win8, Win RT, WP8 e XBox. Só um dos que acreditam que a MS pode fazer algo interessante nessa área e criar o verdadeiro conceito multi-plataforma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade tem muito iPhone 5 e galaxy sIII por aqui, renda não esta tão atrelado a consumo no Brasil, aqui um automóvel popular não sai por menos de 20.000 dólares e mesmo assim temos uma das maiores frotas do mundo, pra coisas assim que existe financiamento e afins.

      Eliminar
  4. Espero que a Nokia e o WP se fortaleçam, assim o mercado fica mais maleável e com preços mais camaradas.

    ResponderEliminar