2013/04/05

As Influências Negativas do iOS no Android



Todas as plataformas e sistemas mobile têm os seus pontos positivos e negativos; e mesmo sendo os dois sistemas mais populares do momento, o iOS e o Android não são excepção. No entanto as maiores limitações do iOS poderão estar a ter um impacto negativo na forma como são desenvolvidas as Apps para Android.

Um impacto que advém das diferenças nestas duas plataformas, e que em muitos casos faz com que developers habituados a trabalhar no iOS não tirem total partido das maiores versatilidades do Android; ou funcionalidades que nem chegam a ser implementadas nas Apps para Android, por o mesmo não ser possível no iOS (por exemplo, o Facebook Home é um dos recentes exemplos de algo que actualmente não poderia ser implementado no iOS).

Coisas como a partilha de conteúdos entre applicações, que é algo que está presente de início no Android e só recentemente surgiu no iOS; os widgets (que ainda não existem no iOS - e que por isso mesmo poderão passar despercebidos a quem queira adaptar uma app de iOS para Android, não tirando partido dessa funcionalidade); ou até coisas como os "splash screens".



Os splash screens são um "truque" pensado no iOS (e bem pensado) que permitirá dar uma percepção de maior velocidade ao abrir uma App. Para isso o sistema tira screenshots da app quando a mesma fica suspensa, e quando a App é retomada, apresenta-nos essa imagem enquanto está a carregar a App. O efeito é bastante eficaz, e ajuda a dar a ideia de que tudo se passa instantaneamente. Mas os developers têm também a opção de fornecer uma imagem para quando a app abre pela primeira vez sem estar na memória, imagem essa que deveria ser a do interface prestes a ser utilizado... mas que muitas vezes é usada como "spash scren" publicitário. É coisa que até estarão no seu direito de fazer... Mas o problema é quando depois fazem o mesmo nas suas Apps para Android, quando no Android não haveria necessidade para tal, pois o sistema está concebido para carregar e apresentar o primeiro ecrã das apps de forma muito mais imediata.



Também a exigência na conformidade dos icons no iOS, com os seus quadrados de cantos arredondados tem os seus prós e contras. Por um lado oferece uma experiência visual mais equilibrada... pelo outro faz com que à medida que se vão instalando Apps, muitos desses icons comecem a perder-se no meio de outros idênticos.


E para além disso há muitos outros aspectos que muitas vezes ficam esquecidos na transição das apps iOS para Android, como a possibilidade de no Android as Apps poderem fazer tarefas em background em determinadas horas do dia (por exemplo, uma app de notícias poderia carregar as notícias automaticamente todos os dias antes de sairem de casa, enquanto estava com rede WiFi e ligada ao carregador); ou detectar e reagir a eventos do sistema (como shutdowns e reboots) - evitando, como nalgumas apps do iOS, que nos digam "antes de desligarem o iPhone venham abrir a App para garantir que ficou tudo gravado"!

E isto é algo que vai para além do iOS e Android: por exemplo, no caso do Windows Phone, seria "criminoso" não se dar uso à funcionalidade dos Live Tiles que permite mostrar informação directamente nos "icons" das Apps

No fundo... há que tentar garantir que cada App tire o máximo de partido das funcionalidades da plataforma a que se destina, e que não se deixem de fora algumas, apenas porque não são possíveis de implementar numa ou noutra plataforma.

1 comentário:

  1. Dos melhores artigos que já por aqui vi :)

    Continuação de bom trabalho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar