2013/04/18

Toshiba Kirabook enfrenta MacBook Air com "Retina Display"


Nada como um bocadinho de competição saudável para que os fabricantes comecem realmente a levar ao limite aquilo que se pode fazer com a tecnologia actual. A moda dos ultrabooks veio mostrar-nos que um portátil não tem que ser um "tijolo" com vários centímetros de espessura, cravejado de ranhuras para circulação de ar e com ventoinhas a acordar a vizinhança. Mas agora a Toshiba vai um pouco mais longe e alia a espessura ínfima (menos de 18mm) e design atractivo de um ultrabook com os ecrãs de super-alta-resolução mais recentes, neste Kirabook.

Pesando menos de 1.2Kg, este Kirabook é mais leve que um MacBook Air - o que pode ser explicado pela sua construção em liga de magnésio - e tem no seu ecrã de 13" com 2560x1440 o seu ponto de atracção principal, que ainda por cima pode levar com capacidade "touch" em opção (+$200). Com um preço de $1599 dólares, não é propriamente barato... mas ficam com um ultraportátil  com um Core i5 ou i7, 8GB de RAM, SSD de 256GB, teclado iluminado, HDMI, portas USB 3.0, etc. A autonomia anunciada é de 6h.

... Pode ser que daqui por um ano este tipo de equipamento já tenha baixado para metade do preço. Porque senão, parece-me que esta gama de preços apenas servirá para que mais pessoas "fujam" para os tablets (que mesmo não dando - por agora - para fazer tudo o que se faz num "Windows", fazem já mais do que o suficiente para o preço que custam).


2 comentários:

  1. Era porreiro eram estes ultrabooks com 17" ou pelo menos 15", mantendo a mesma resolução (ou superior)

    ResponderEliminar
  2. Isto é pornografia pura. Grande bomba.

    ResponderEliminar