Eu disse-vos que andava de olho nas câmaras "radicais"... e por isso, aqui está mais uma: a Liquid Image Ego, que cá é representada pela Hama.
Sendo uma câmara que está no mercado com preço inferior aos 200€ e tendo acesso WiFi, foi um modelo que me deixou bastante curioso; será que o seu baixo preço esconde algumas coisas indesejáveis, ou será que se trata mesmo de uma proposta irresistível? É o que vamos ver já de seguida.
A Liquid Image Ego
De tamanho compacto, a Ego tem as habituais características que encontramos neste tipo de câmaras: gravações até FullHD 1080p a 30fps, 720p a 60fps, fotografias a 12MP, autonomia para 2h, microSD até 32GB e... menos habitual: conectividade WiFi para interligação com apps Android e iOS.
O acabamento num plástico de toque agradável (quase macio) é engraçado, mas deixa-me algumas dúvidas quando à sua longevidade "no terreno" - embora seja fornecido uma capa plástica de protecção que poderá minimizar esse risco (não sendo no entanto uma caixa estanque à prova de água - que é vendida em separado).
Mais dúvidas me deixa a "tampa" das fichas, que é meramente uma peça em borracha e que não inspira muita confiança quanto à sua capacidade de aguentar centenas de "abre e fecha" que serão inevitáveis sempre que se tiver que transferir as fotos e vídeos, e recarregar a câmara. A câmara não vem com carregador incluído... mas isso hoje em dia não será factor decisivo, considerando que todos terão outros carregadores com ficha USB em casa (ou poderão comprar um por poucos euros).
Em Funcionamento
Não há grandes segredos para colocar a Ego em funcionamento, temos um botão de power e um botão para iniciar/para as gravações. Cada modo de operação é representado por uma cor diferente no led frontal (modo HD 720, HD 1080, foto, e foto contínua). É um conceito que funciona bem quando temos a câmara na mão... mas que nem sempre se tornará adequado - caso tenham a câmara já instalada num local onde o LED não seja facilmente visível (por exemplo, presa a um capacete - com ele já enfiado na cabeça). Os botões também não são muito apropriados para utilização com luvas.
Algumas destas limitações podem ser resolvidas usando-se o controlo via WiFi (com app para Android e iOS9), no entanto, a app - na altura em que testei - parecia estar ainda um pouco instável. Se no iOS conseguia obter um streaming fluido (embora com algum "atraso"), no Nexus 4 a transmissão apresentava bastantes soluços - no entanto, testes realizados noutros Android apresentavam uma imagem sem problemas... pelo que, vou considerar que foi "azar" da minha parte.
No entanto, ao iniciarem uma gravação via WiFi, o mesmo é desactivado, pelo que perdem a ligação à câmara (ou seja, depois têm que parar manualmente, e voltar a fazer nova ligação WiFi para voltarem a ter acesso).
Apreciação Final
Embora deixe a análise à qualidade de imagem para um post comparativo que publicarei em breve, a Ego apresenta uma imagem razoável (embora tenha sérias dúvidas quanto aos seus alegados "13MP" em modo fotográfico... que mais parecem ser interpolados e redimensionados). Mas, para vídeo as coisas são menos exigentes, e os resultados obtidos são mais que satisfatórios.
O seu preço (179€) e o facto de ter WiFi serão os seus elementos mais chamativos - mas por outro lado possui certos aspectos que poderão ser bastante mais limitativos no terreno; caso procurem uma câmara que possam controlar facilmente "sem olhar", ou em que possam ter a confiança de que está mesmo a filmar quando a estão a operar às cegas e com luvas.
Temos ainda que ter em conta que à custa do seu baixo preço não temos direito a ver incluidos grandes acessórios. Para além de uma única base de encaixe e a capa de protecção plástica, tudo o resto terá que ser adquirido à parte. Se pretenderem usar a câmara sem preocupações e com sistemas de fixação específicos, será necessário fazer as contas para ver se realmente ficará mais em conta que outras câmaras mais caras mas que incluem esses extra.
Ou seja... esta Liquid Image oferece o mínimo indispensável a um preço competitivo, mas será preciso fazer bem as contas quanto ao que será necessário para a sua utilização prática. Para uns poderá compensar investir numa câmara mais cara que inclua mais acessórios, mas para quem não pretender nada mais que uma action cam com capacidade WiFi, tem aqui uma proposta interessante.
Liquid Image Ego
Pros
- Preço
- WiFi
- Sinalização do modo actual com LED colorido
Contras
- Sem "extras" incluidos
- Botões de controlo não são adequados para utilização com luvas
- Cobertura de borracha sobre as fichas não dá confiança a longo prazo
Galeria de Imagens
o encaixe é compatível com os acessórios GoPro? é que parece que sim...
ResponderEliminarVocê conseguiu a caixa estanque para ela?
ResponderEliminarTenho uma vermelha igual a sua só que preciso a caixa e aqui no Brasil não existe, ja fui ao Paraguai e também não encontrei.
Obrigado.