2013/06/07

Gmail e Google+ no iOS e Android [Diferenças]


Andando com um iPhone 5 e um Nexus 4 lado a lado todos os dias, posso dizer que para a maioria das coisas que faço... são perfeitamente comutativos. Tudo o que faço num posso fazer de forma idêntica no outro - sendo que há obviamente algumas excepções... como quando tento escrever "swypando" no teclado do iOS.

Mas embora a maioria das apps se comporte de forma idêntica, há alguns pequenos detalhes que revelam que até o Google parece ter maior cuidado a criar as apps para iOS/iPhone do que para a sua própria plataforma Android.


No Gmail, finalmente a última versão para Android trouxe-nos o pull to refresh (ou swipe to refresh como o Google lhe prefere chamar). Mas, enquanto no iOS esse processo é acompanhado por uma seta que depois se transforma num pequeno círculo que se vai dobrando sobre ele próprio com as cores do Google, no Android temos uma barra de progresso muito menos elaborada.




E no Google+ então nem se fala, com a versão iOS a receber uma igualmente umas barras coloridas artísticas e animadas, enquanto no Android... nem sequer o pull to refresh temos (ainda) - obrigando-nos a recorrer a um botão tradicional de "actualizar".


Há até diferenças na forma como os vários excertos dos comentários no Google+ são apresentados, no iOS utilizando uma pequena "seta" indentada que melhor identifica o respectivo comentador (embora depois o espaço para o texto seja ridiculamente insuficiente para se compreender seja o que for) - enquanto que no Android já se utiliza a nova técnica preferida do Google (e usada nos Hangouts) das imagens "sublinhadas" com uma pequena linha colorida... e que não me parece que funcione tão bem. (Então nos hangouts, com as imagens em coluna... nunca sei quem é que está online, se é o de cima ou o de baixo!)





8 comentários:

  1. De facto não entendo esta política da Google.
    Certamente eles terão algum motivo para fazerem este tipo de coisas. Aplicações melhores para iOS do que para Android.
    Mas como utilizador unicamente de Android que sou, e grande utilizador de todos os serviços da Google, quer em smartphone, que em Desktop, sinto-me um bocado desprezado pela Google que se aplica mais nos produtos da concorrência e nos clientes da concorrência.

    Pode ser que um dia venha a compreender estas atitudes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não tive tempo de incluir outro detalhe engraçado, que é a transição entre o modo Google/Google Now na app do Google para iOS. (Não é tão versátil quando a do Android, pois não funciona fora da App, mas tem uma transição animada que mostra a atenção aos detalhes da equipa que se dedica às apps iOS).

      No fim-de-semana tento fazer isso.

      Eliminar
    2. Caro Miguel,

      eu julgo que seja porque a Google sendo uma empresa de serviços fornecidos através das suas aplicações queira alcançar o maior mercado possível, daí desenvolver para ambos os OS, retirando o melhor que podem dos dois OS para a elaboração das suas apps. Aliás tenho ideia que esta ideia já foi dita em noticia pela própria Google.

      Depois há algo que vai ser sempre um ponto de diferença entre o iOS e o Android que muitos programadores já apontaram (corrijam-me se estou errado) que é que aplicações em iOS são mais faceis de criar com elevada qualidade do que com Android devido a terem mais tempo de aperfeiçoar detalhes devido a ausência de uma gama variada de hardwares aos quais tem de fazer varias adaptações de código para que seja executavel em todo o universo Android.

      Com estas adições todas das suas apps a Apple, a este nível não sei até quando se poderá considerar a Google concorrente da Apple (sim podem começar os fanboys da apple e do Android a protestar) mas sim pensar na Apple num mercado adicional para as suas aplicações.
      O que muita gente se esquece é que a Google é uma empresa de serviços e não uma empresa de hardware (apesar de ter alguns equipamentos muito bons mas em número de modelos muito reduzido...alias nexus 4 em Portugal ainda nem ve-los).

      Por último e voltando ao ponto inicial, muito provavelmente as equipas responsaveis pelo desenvolvimento da aplicação em ambos os sistemas não são as mesmas, dando ai um toque "pessoal" a cada uma delas.

      Eliminar
  2. Acho que até a apresentação na web das app da Google está mais trabalhada para iOS.

    Esta é a página das apps para iOS (21 apps):
    http://www.google.com/mobile/ios/

    Na última linha tem o link para a página, com um design às "três pancadas", das (7) apps para Android (é certo que diz que são as principais).

    A Google quer ganhar espaço (dominar ?) no iOS, para isso tem que se esforçar. No Android é um dado adquirido, nem vale a pena esforçar-se muito.

    P.S: O que eu acho é que a Apple se tem que posicionar também, criando apps para Android.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando digo dominar estou-me a referir a isto:
      "Google domina no ranking das apps de 2012 para iOS".

      http://www.iphonefaq.org/archives/972373

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Então é assim, acho que não me perdi nas contas:
    - da receita da Google 10% vem dos anúncios no YouTube;
    - entre 20 e 25% dos acessos ao YouTube são feitos com dispositivos móveis e a percentagem continua a crescer;
    - 2/3 dos vídeos são visualizados através de iPhone/iPad.

    Assim é fácil perceber como a Google está interessada no YouTube para iOS.

    Por mim está tudo muito bem. O que já não acho graça é que a Google tenha imposto às apps que permitiam guardar vídeos em cache que deixassem de o fazer, obrigando a ver os vídeos em straming - "quer ver o vídeo, veja primeiros os anúncios que é disso que a gente vive". Proibir o download de vídeos ainda vá que não vá (com jailbreak não há problema) mas impedir vídeos em cache ?
    http://www.idownloadblog.com/2013/06/06/how-google-leveraged-apples-stock-youtube-app-removal-to-drive-ad-sales/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... 2/3 dos vídeos visualizados através de dispositivos móveis

      Eliminar