2013/06/26

Velocidade da Internet na Europa 25% mais lenta que o Anunciado


Estamos tão habituados a ser enganados pelos operadores que já nem estranhamos estar a pagar por algo que na prática não corresponde ao que seria suposto. Um inquérito da Comunidade Europeia feito a mais de 9000 utilizadores nos 27 países membros vem revelar que em média as velocidades da internet efectivas estão 25% abaixo daquilo que é anunciado pelos operadores.

Surpreendentemente, no topo da lista dos que mais se aproximam da velocidade anunciada estão as ligações... por cabo. Neste caso, as velocidades efectivas situam-se nos 91.4% do anunciado. De seguida vem a fibra (que eu imaginaria estar na primeira posição) com 84.4%; e por último - e sem surpresas - o ADSL com apenas 63.3%, e que em alguns países se fica pelos 40% (como é o caso do Reino Unido e França, e que poderão também ser devidos a políticas de marketing mais "imaginativas" - que anunciam apenas as velocidades mais elevadas mesmo que depois a ligação apenas permita uma fracção disso).

Quanto às velocidades, a fibra teve vantagem: com velocidades médias de 41Mbps, à frente dos 33.1Mbps das ligações por cabo e dos 7.2Mbps do ADSL. No global, a média da velocidade para a internet fixa na CE ficou-se pelos 19.5Mbps - o que me faz apreciar ainda mais o facto de por cá podermos ter ligações de 100Mbps ou mais que, na maior parte dos casos, até cumprem com o anunciado.

De qualquer forma, deveria ser um mercado bem mais regulamentado e transparente: tanto a nível da garantia de velocidades mínimas (em vez dos habituais "velocidades até...") como da transparência nas políticas de filtragem e throttling de dados (dizendo quais as horas mais congestionadas, que tipo de utilização poderá ser considerada "abusiva", etc.) Porque esconderem-se atrás de "PUAs" que ninguém sabe  o que são, isso é algo que deveria ser considerado inadmissível e até ilegal. Alguém que paga para ter 100Mbps deveria ter o direito de saber porque motivo não lhe poderá dar uso 24h por dia, 7 dias por semana - afinal, é para isso que a está a pagar.

10 comentários:

  1. É pena é eu só ter 840 KB/s no máximo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso são 6.5Mbps, de quanto é a tua net?

      Eliminar
  2. O ADSL em Portugal sempre foi um mistério! Quando o meu contrato era de 8Mb/s, eu só tinha 6. Falando com o apoio ao Cliente, diziam-me que a minha linha telefónica não aguentava mais. Mas depois quando o contrato passou para 12Mb/s eu já tinha 9... Afinal a linha sempre dava para mais... Agora tenho 24 Mb/s contratados e nunca passo dos 14!

    ResponderEliminar
  3. Esses teste são poucos viáveis a meu ver, devido a vários factores que podarem afectar a velocidade, neste caso se ta ligado por cabo ou wireless, o próprio equipamento(PC, Smartphone, etc..), e também até o próprio router\modem e tirando a fibra existe uma coisa que la diz "velocidades atingíveis" ou "até". Atenção que não estou a defender as operadoras, apenas estou a ver as coisas como elas são.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia qualquer computador, smartphone de gama media/alta/router consegue perfeitamente uma ligação adequada para medir a velocidade da rede. A esmagadora maioria das pessoas tem computadores ligados por wifi G ou N que permitem perfeitamente medir velocidades de 54Mbps ou mais, e nem que seja até metade do valor. A questão é que os operadores anunciam sempre velocidades que nunca entregam, sempre salvaguardados pelo "até ". A questão é que seu meto internet de 32Mbit e me dão 30Mbit reais, e se outro operador oferece internet de ATÉ 50Mbit e realisticamente me da 28mbit, então ambos estão dentro da lei, mas o segundo operador da-me ainda menos que o primeiro, e cobra mais. A questão é que o consumidor (para nao variar) está completamente desprotegido, com as clausulas "até". Ok, as entidades de regulação têm que compreender que os fornecedores de internet nao podem realisticamente oferecer sempre o máximo MAS nao apresentam exigências mínimas, o que basicamente dá aos operadores margem para fazerem o que quiserem. O único que parece um pouco constante é que o CABO e FIBRA estão mais perto da realidade, apesar que o Ping por cabo é pior que ADSL ou fibra.

      Eliminar
  4. No meu uso quotidiano uso 3 acesso desktop à internet: em casa tenho Cabovisão 30 Mbps, que geralmente anda por volta de 26 Mbps. Em um local de trabalho tenho ADSL Vodafone de 12 Mbps, que está sempre em volta disso, nunca baixou de 11 Mbps. Em outro loca de trabalho tenho uma ligação fixa, mas através de pen de banda larga 3G da Vodafone, que está sempre em volta do 3,6 Mbps, metade dos 7,2 que seria o seu limite máximo.

    ResponderEliminar
  5. Aqui em Toronto, pago por uma internet de 3Mbps por cabo da Rogers, e recebo 12Mbps estáveis.

    ResponderEliminar
  6. Eu moro na Alemanha, tenho internet por Cabo de 100Mbps (16€/mes com uns 30 canais incluídos, 8 HD, e telefone gratuito para linha fixa), mas na realidade os 100Mbps nao passam de 50-60Mbps, sendo nas horas criticas (depois das 20h) uns realistas 36Mbps. Não é que seja lento, de forma alguma, mas se tenho internet de 100mbps nao é para ter 30-40Mbps! Enquanto nao houver uma lei europeia que diga que a velocidade da internet nao pode ser inferior a 20% do máximo contratado em horas de maior fluxo, e no resto das horas nunca inferior a 10%, vai haver sempre esta aldrabice "internet ATÉ..."

    ResponderEliminar
  7. O problema é o "up to".
    Aqui no RU começa nos saldos:
    " Sales! Up to 70% discount!"
    Só que o "up to" vem em letras minusculas. Depois bem pode vasculhar a loja e provavelmente o que poderá encontrar com esse desconto será um modesto lencinho .

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3/8/13 15:34

    Pessoal uma nova geração de internet e muito mais barata eta para vir o nome é LI-FI

    ResponderEliminar