2013/07/31

Galaxy S4 faz "Batota" nos Benchmarks


Ainda no outro dia falávamos dos "bons velhos tempos" das guerras das placas gráficos nos PCs, onde todo o tipo de batotas eram usadas para conseguir espremer mais alguns frames por segundo nos benchmarks mais populares (normalmente, detectando o nome do executável e desactivando algumas opções silenciosamente para ficar mais rápido) e eis que agora se confirma que o mesmo tipo de técnica está também a ser utilizado nos smartphones. Desta vez não se trata de modificar parâmetros da qualidade gráfica, mas o efeito final é o mesmo: dar resultados superiores nos benchmarks do que aquilo que é possível obter em uso normal.

Existem várias versões do Samsung Galaxy S4 com diferentes CPUs. No caso da versão com Exynos descobriu-se que o sistema permite que o GPU atinja a velocidade máxima de 532Mhz quando está a correr um conjunto de benchmarks que são reconhecidos; mas em funcionamento normal limita essa velocidade a 480Mhz. No caso do CPU, a frequência fica automaticamente bloqueada no máximo (tanto no Exynos como na versão com CPU Qualcomm) - mas aqui permanece numa velocidade atingível em funcionamento normal.

Curiosamente, há outros tipos de benchmarks destinados a "derreter" os CPUs/GPUs e gerar o maior consumo possível onde as técnicas são precisamente o oposto: limitando a velocidade máxima para um valor inferior, de forma a que o sistema consuma menos energia e atinja menores temperaturas.


Penso que era completamente desnecessário a Samsung recorrer a estar artimanhas para inflacionar ligeiramente os resultados nos benchmarks, sendo que o mais correcto seria permitir que qualquer app pudesse ter acesso à frequência máxima do GPU em vez de o permitir apenas para alguns benchmarks reconhecidos.

Actualização: a Samsung diz que não fez nada de errado - embora não tenha explicado porque motivo existe código que detecta explicitamente certos benchmarks.

É que criar uma reputação de marca idónea e de confiança leva anos... mas para destruir essa confiança bastam apenas uns poucos episódios (e a Samsung não tem muito espaço de manobra depois deste primeiro Exynos ter sido lançado com um bug que prejudica fortemente o seu desempenho; e de nos trazer um S4 Active à prova de água mas sem garantia para danos provocados pela água).

[via Anandtech]

2 comentários:

  1. Acho que a explicação da Samsung faz todo o sentido:
    - "camera, browser, video player, and benchmarking tools, are classified as requiring the highest performance available"

    Quanto à biased Anandtech e outras do género quando se debruçam sobre qualquer coisa que diga respeito a Android/Google/ARM basta aplicar a velha máxima:
    - follow the money...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que a coisa nem teve origem na Anadtech, eles apenas validaram e comprovaram os relatos de alguém que se tinha queixado do "fenómeno" das frequência do GPU.

      Já por muitas vezes têm elogiado e comprovado a eficiência superior de ARMs face a CPUs Intel, etc. E se seguires o "money" se calhar descobres que tanto vem da Intel como da Qualcomm... portanto, não me parece que seja por aí.

      Para além do mais, quando se tratam de factos que qualquer um poderá comprovar nem me parece que seja questão de se poder argumentar que seja questão de "biased". Eu gosto muito da Samsung (e não me pagam nada), mas acho absurdo recorrerem a técnicas destas - ou de tentarem disfarçadamente fazer de conta que o Exynos não tem grande bug, ao ponto de se apressarem a lançar um novo Exynos corrigido.

      É caso ao nível "Intel Pentium"... só que esses lá acabaram por ser obrigados a trocar os CPUs.

      Eliminar