2013/08/21

Notícias do Dia

O smartwatch da Samsung - o Galaxy Gear - deverá ser revelado a 4 de Setembro; ecrãs e-Ink que dispensam bateria e são alimentados via NFC; a PS4 chega a Portugal a 29 de Novembro; mais um teclado minimalista para Android, que desta vez nos apresenta apenas 5 teclas; e a desagradável surpresa de ver a electricidade a chegar a casa com 280V.

E agora, as notícias do dia:

Crowdfunding recompensa investigador que encontrou falha no Facebook


Lembram-se da vulnerabilidade no Facebook que foi inicialmente ignorada pelo serviço e que só foi levada a sério quando o investigador que a descobriu a usou para colocar uma mensagem na timeline de Mark Zuckerberg - para depois ver recusada a sua recompensa por ter infringido as regras de utilização?

Algumas pessoas da área não gostaram da forma como o investigador foi tratado, e criaram um fundo de crowdfunding para juntar $10,000 dólares para lhe dar uma recompensa - objectivo que foi alcançado em menos de um dia (embora o seu impulsionador tenha dado uma preciosa ajuda ao iniciar o fundo com $3,000 do seu próprio dinheiro.)

É bom ver que ainda há em leve a segurança a sério... mesmo quando se trata de melhorar a segurança "dos outros".


De onde vêm os clientes da Apple e Samsung?

Curiosos por saber de onde vêm os compradores de smartphones da Samsung e de iPhones? Segundo os resultados deste inquérito feito a 500 pessoas que compraram um smartphone nos últimos 90 dias, as coisas distribuem-se da seguinte forma: para a Samsung, a maioria dos compradores vem de um smartphone Android, enquanto que para a Apple a maioria vem de um iPhone (sem surpresas, portanto). Mais engraçado, há um maior número de pessoas a optar pela Samsung como upgrade do seu telemóvel "básico" ou como primeiro telemóvel; enquanto que a Apple recebe mais compradores vindos de equipamentos Android que a Samsung recebe vindos de um iPhone anterior.


Ubuntu Touch a caminho do Oppo Find 5

Poderá servir de consolação para todos os que estão à espera de um milagre de última hora para salvar o fundo para o Ubuntu Edge, que a menos de 24h do fim ainda está a $20 milhões do objectivo de $32 milhões. O popular e altamente apetecível Oppo Find 5 vai juntar o Ubuntu Touch à lista de firmwares que poderá correr.

Poderá não ser o "hiper-topo-de-gama" que o Edge pretendia ser... mas ao menos este é real e está disponível para quem o quiser comprar hoje mesmo.

Enquanto isso...


Jolla encerra campanha de pré-vendas bem sucedida


Embora tenha características bem mais modestas que o Ubuntu Edge, a campanha de pré-vendas do primeiro Jolla com Sailfish OS parece ter sido bem sucedida, embora as notícias que apontavam para a venda de 50 mil unidades possam ter sido demasiado optimistas (a Jolla recusa-se a revelar números exactos das pré-vendas, o que faz suspeitar que não sejam número assim tão merecedores de serem revelados...)

De qualquer forma, é com agrado que se vê surgir mais um concorrente no difícil mercado dos smartphones... esperemos que consigam encontrar o seu nicho de mercado e "dar trabalho" aos grandes.


Google Play Service com Localização low-power, Geofencing por Hardware, e Photo Sphere Viwere melhorado

O Google actualizou o Play Services para a versão 3.2, e traz alguns melhoramentos que deverão começar a fazer-se sentir na poupança das baterias. O serviço de geo-localização passa a contar com um novo modo de low-power, que permitirá às apps fazer o tracking por onde andamos sem grande impacto na autonomia, assim como um novo modo de geo-fencing por hardware nos equipamentos que o suportarem (como o Nexus 4).

Depois, há melhoramentos em coisas como o Google Maps (que passará a apresentar uma imagem em vez de um mapa real nas páginas que estiverem inactivas - poupando recursos), e o photo sphere viewer que agora permite usar a bússola e giroscópio para nos mostrar a imagem conforme vamos movimentando o smartphone (já era tempo!).


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Pista da semana: laser

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)