2013/08/08

PayPal permite Pagamentos com o Rosto


Vocês já sabem que eu não tenho sido apologista do movimento que tem havido para nos "impingir" o NFC como a nova maravilha que irá resolver todos os problemas de pagamentos e carteiras digitais. O NFC é uma tecnologia que terá a sua utilidade, mas no caso dos pagamentos wireless é algo que não traz grandes vantagens face aos sistemas que já temos actualmente: em vez de passar o cartão passamos o telemóvel... e basicamente é isso.

Se queremos algo diferente, então que seja algo realmente diferente e que dê maior comodidade aos clientes - como é o caso do sistema que o PayPal está a implementar, e que permite que uma pessoa pague sem necessidade de digitar códigos, apresentar cartões... ou passar o telemóvel num leitor NFC.

Neste sistema, o cliente tem apenas que fazer o "check-in" no estabelecimento usando o seu smartphone (de forma idêntica ao que faria no FourSquare, Facebook, ou G+), e a partir desse momento aparecerá na lista de clientes nos tablets da loja, juntamente com a sua fotografia. Quando chegar a altura de pagar, o funcionário terá apenas que verificar que a pessoa é aquela que aparece na foto, e o pagamento é feito com um simples toque no ecrã. No nosso smartphone teremos acesso imediato ao recibo com os dados da transacção.

Isto sim, é usar a tecnologia para facilitar os pagamentos. Agora só temos que pedir aos fabricantes que nos tragam smartphones com autonomia suficiente para não nos arriscarmos a ficar sem bateria quando quisermos ir às compras... ;)

5 comentários:

  1. O sistema mostra-se interessante, mas ter a nossa foto exposta em todas as lojas e locais, pode levar a casos fraudulentos.
    O sistema nfc tem por base deixar o cartão de debito/credito, e isso é evolução, pois permite ter os cartões num smartphone deixando de usar cartões físicos. Nunca, mas nunca se deve deixar de usar códigos nos pagamentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto só aparece depois de fazeres "check-in" no local, ou seja... estás no local, estás visível. Mesmo que o vendedor, por erro ou má vontade te debite algo, verás a transacção na tua app, podendo reportá-la como errada. Não me parece que este caso facilite as fraudes (e se nao fizeres check-in num sítio, estão automaticamente impossibilitadas essas compras).

      Pelo contrário, a utilização de um cartão, quer magnético quer NFC, é que abre as portas a que seja "clonado" para ser reutilizado mais tarde em qualquer outro lugar.

      Eliminar
  2. Esta solução não terá futuro nenhum pela simples razão de que transfere para o colaborador do espaço comercial, e por essa via, para a empresa vendedora, parte do trabalho e sobretudo da responsabilidade de autenticação. Ora, isso não interesse nada às empresas. Se já existe um sistema (cartões + código) em que a responsabiliadde da autenticação é do comprador e do sistema financeiro, porque razão há-de uma empresa comercial arranjar voluntariamente lenha para se queimar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por essa ordem de ideias não terias em nenhuma loja nenhum serviço de pagamento "por cartão", pois porque motivo iriam pagar parte do seu lucro quando poderiam receber em dinheiro?

      A responsabilidade já faz parte das suas obrigações (a tal exigência de um documento de identificação a acompanhar um cartão de crédito psra verificar a identidade, por exemplo - embora quase nunca seja efectuada).

      O sistema é simples, não obriga a grandes investimentos (como a troca do POS para suportar NFC), e oferece maior comodidade - e segurança - aos clientes. Quanto a mim parece-me ter tudo para ter futuro.


      O único problema que gostaria de ver como eles resolvem será nos casos de locais onde possam haver muitas dezenas (centenas?) de pessoas em simultâneo, e onde não me parece que fosse muito prático estar a pesquisar entre N rostos para chegar à pessoa pretendida. (Mas imagino que quem tenha desenvolvido o sistema tenha pensado em solução para tal caso, digo eu! :)

      Eliminar
    2. Até temos solução para isso: usando o novo sistema de GPS ao centímetro, conseguiríamos saber quem está mais perto e assim obter uma "ordem de espera" tipo uma fila no tablet do empregado. Ex: Quem estivesse mais perto, surgiria no topo da lista e assim por diante. ;)

      Eliminar