2013/09/10

Electricidade Wireless Cota


Há anos que se procura a solução para a electricidade sem fios (poderia dizer "muitas décadas" se relembrássemos o Tesla e o seu fascínio por este desafio), até ao momento apenas surgiram no mercado tímidas tentativas - que ainda por cima nos chegam com sistemas incompatíveis entre si que nada ajudam a adoptar um único. (Pessoalmente, estou a aguardar a chegada de um carregador Qi para ver que tal se comporta com o Nexus 4... e o Nexus 7, se chegar a tempo disso).

Mas estes são sistemas concebidos para transmitir energia a poucos centímetros de distância, obrigando a que se coloquem os aparelhos sobre uma base de carregamento. O que se desejaria era um sistema capaz de transmitir electricidade a metros de distância, e com potência suficiente para alimentar aparelhos mais gastadores que simples smartphones. E este Cota da Ossia promete fazer isso mesmo.

Segundo o seu criador, o Cota é o único sistema que permite transmitir 1W de potência a uma distância de 10 metros; colocando-o num patamar completamente diferente de todos os sistemas de electricidade wireless existentes. E para isso usa apenas a mesma gama de frequências "livres" já utilizadas pelo WiFi, Bluetooth, e outros protocolos. O sistema contempla até sistemas de autenticação para garantir que só os equipamentos autorizados serão carregados (evitando que um vizinho vos esteja a "desviar" a electricidade).

A nível de eficiência não há milagres, estamos a falar de uma eficiência de transmissão de 10%, o que significa que para transmitirem 1W de energia terão que gastar 10W. Isso por si só fará com que haja muitos casos onde será vantajoso continuar a recorrer aos cabos tradicionais - mas para quem não quiser preocupar-se com isso, este sistema abre novas possibilidades sobre o que é possível fazer-se.

Os planos apontam para que existam produtos comercializáveis em 2015, com uma pequena caixa que se poderá colocar em casa (ou escritório) que transmitirá a energia; que tal como as redes WiFi poderá atravessar as paredes e carregar equipamentos nas salas adjacentes. E também me parece provável que se levantem as questões do efeito na saúde, tal como já é feito para o WiFi - e que com este Cota se tornará ainda mais "criticável" devido às maiores potências de transmissão.

Bem...esperemos por produtos concretos; já que até que surja um standard verdadeiramente universal e adoptado por todas as principais marcas, não estou a ver que qualquer um destes sistemas tenha possibilidade de se tornar verdadeiramente bem sucedido.


Mas sem dúvida que a ideia de nos podermos livrar dos cabos eléctricos nos gadgets mobile e poder estar a carrega-los assim que entramos em casa ou estamos num raio de 10m de uma estação base é bem mais interessante do que andarmos com cabos ou preocupados em pousá-los numa base carregadora específica.


[via TC]

3 comentários:

  1. Atenção que o Nexus 4 tem um bug com os carregadores wireless. Fica com um wakelock! Tenho um carregador desses e deixei de usar por causa disso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, estou a ver que sim. Esperemos que no 4.4 fique resolvido, pois parece que é coisa que já dura desde o 4.2. (Inadmissível!)

      Eliminar
  2. "E também me parece provável que se levantem as questões do efeito na saúde, tal como já é feito para o WiFi".
    Foi a primeira coisa que eu pensei quando comecei a ler o artigo, pessoalmente é algo que me preocupa.

    ResponderEliminar