2013/09/02

Flutter - uma rede wireless super-barata e de longo alcance


Vivemos num mundo "sem fios", onde até se torna difícil imaginar que há umas décadas atrás, telefone era sinónimo de algo preso a um cabo, e ter computadores em rede dava origem a discussões sobre Token Ring vs Ethernet (com cabo coaxial e terminadores nas pontas). Mas embora não faltem sistemas wireless hoje em dia, do WiFi ao Bluetooth... há quem ache que ainda não temos aquilo que muitos desejam: uma forma de adicionar comunicações wireless fiáveis e de longo alcance a sistemas electrónicos... a um preço que as pessoas possam pagar.


Foram esses os requisitos que levaram à criação deste Flutter que permite comunicações a cerca de 1km e com um incrível preço de apenas $20 por cada módulo - podendo facilmente ser ligado a PCs, Arduinos, etc.

Não pensem no entanto utilizá-lo como substituto do WiFi para se ligarem a casa dos vossos amigos que moram a 1km de distância para transferirem filmes HD. Este Flutter é destinado a uma utilização para coisas que não necessitem de velocidades de megabits, como o controlo de equipamentos telecomandados, ou a transmissão de dados de sensores - coisas que encaixam perfeitamente na sua "alucinante" velocidade de 600 kilobits por segundo. Para além disso, este Flutter aprende algumas coisas com o ZigBee, funcionado automaticamente em topologia "mesh" - isto é, cada módulo de uma rede actua como repetidor da mesma. Pelo que facilmente se consegue uma cobertura ultra alargada conforme se vão adicionando elementos.

O maior problema para nós é que por enquanto este Flutter vai estar certificado para funcionar apenas nos EUA (nos 915Mhz). Por cá... resta-nos esperar que o sucesso deste projecto seja de tal ordem que eles se preocupem em alterá-los para utilização no resto do mundo... (Se for como no caso do Zigbee, por cá teria que funcionar na frequência dos 868Mhz, ou nos já saturados 2.4Ghz.)

... Aos pouquinhos lá nos aproximamos do ponto em que ter comunicação wireless em "tudo", sem que isso represente um acréscimo de preço assinalável, passará a ser uma realidade. Este Flutter é vendido por $20 e isso inclui um lucro de $6. Se imaginarmos que os seus pequenos chips poderiam facilmente ser integrados em qualquer outro equipamento electrónico dispensando o custo de uma placa PCB adicional, etc... o custo real para um fabricante seria de poucos dólares. Ou seja... de que estão à espera para nos trazer lâmpadas LED com este sistema?- Que no fundo seriam lâmpadas como as Philips Hue... mas sem custarem o que custam.

[Flutter no Kickstarter via QZ]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)