2013/09/13

Nova vaga de Chromebooks prestes a chegar


Há coisas que ainda não podem ser feitas de forma conveniente num tablet ou smartphone, e daí a necessidade de um portátil para nos assistir. A grande questão é se precisamos de um portátil com um sistema operativo convencional... ou se nos bastará algo como o Chrome OS. O Google continua a apostar em força neste seu sistema, e os grande fabricantes parecem estar convencidos de que terá sucesso, com uma nova vaga de Chromebooks com os novos CPUs Haswell da Intel prestes a chegar de marcas como a Asus, HP, Acer e Toshiba.



Até ao momento a maioria dos Chromebooks tem recorrido a CPUs ARM ou Atom, de prestações bastante modestas - com a excepção a ser o Chromebook Pixel do Google com um Core i5. Mas isso ficará em breve para trás, já que estes novos Chromebooks não só terão desempenho superior... como terão igualmente uma autonomia invejável - e ainda por cima, a preços bem atractivos.

Por exemplo, o modelo da HP vai ter um ecrã de 14" (1366x778), 16GB, HDMI, USB 2.0 e 3.0, e terá um preço de apenas $300. A autonomia estimada deverá superar as 8h de utilização (solucionando um dos grandes problemas do Chromebook Pixel... que no entanto continuará a manter a sua supremacia com o fabuloso ecrã touchscreen com 2560x1700).

E vocês, já consideraram um Chromebook como "computador" para vos assistir nas tarefas que não querem fazer num tablet/smartphone; ou acham que ainda é demasiado limitado face a um Windows/OSX/Linux?

[via Engadget]

3 comentários:

  1. Eu tenho o Windows 8 e estou mais que falto... dei 1400€ pelo Samsung Serie 9 e agora tenho que o aguentar... se o pode-se converter de raiz num Chromebook fazia-o já.

    ResponderEliminar
  2. Eu preciso de um computador para fazer aquilo que não é possível fazer em um tablet/smartphone, tais como jogos pesados, organização de bibliotecas de audio/vídeo/livros(vulgo iTunes) ou suítes de produtividade. Se o Chromebook permitir tudo isso não vejo razão para não equacionar sua compra.

    ResponderEliminar
  3. Eu até queria um chromebook, mas não consigo justificar gastar dinheiro num.

    ResponderEliminar