2013/10/16

Notícias do Dia

O Google continua a brincar com as datas de lançamento do Android 4.4 KitKat; o Luis Costa conta-nos o que viu na Philips Open House; fala-se da possibilidade da Apple orientar o iWatch para a domótica; os sócios do FCP têm desconto nos Roombas; e um assustador caso que nos faz pensar sobre o comportamento actual de "atenção centrada no smartphone" e os riscos que isso representa.

E agora, as notícias do dia:


Portugueses já portaram números para outro operador mais de 4 milhões de vezes


Bem a propósito do meu post sobre a fidelização dos clientes, aqui fica a prova de que o actual sistema não funciona (pelo menos, não da forma como se desejaria para um sistema de "fidelidade"): em Portugal já foram portados mais de 4 milhões de números. É igualmente curioso ver que estes 4 milhões de transferências dizem respeito a apenas 2.2 milhões de números únicos, o que significa que pelo menos metade deles já terão sido portados mais que uma vez.

Poderá dizer-se que a única fidelidade que estes clientes têm... é ao seu próprio número e não ao seu operador de telecomunicações. (Porque será?... hummm)


Agência Espacial Europeia quer impressoras 3D a imprimir metal de alta resistência


As impressoras 3D que se têm popularizado ultimamente são capazes de imprimir peças em plástico que, sendo suficiente para algumas aplicações, não são propriamente aquilo que se espera para a criação de peças realmente "úteis". A ESA (Agência Espacial Europeia) quer mudar isso e lançou o programa AMAZE, para promover a impressão 3D de peças em metal de alta resistência que podem ser usadas na indústria aeronáutica e aeroespacial - e que serão ferramentas indispensáveis para qualquer tipo de missão espacial no futuro.


Spam na vida real


Se pensam que é chato receber spam na conta de email e panfletos publicitários na caixa de correio, em breve poderão ter que lidar com publicidade ainda mais difícil de escapar. Nas lojas começam a testar-se sistemas de monitorização dos clientes, que serão capazes de detectar o tipo de "perfil" de cada um e apresentar automaticamente publicidade direccionada para cada cliente.

... É o tipo de sistema que mal me vir a entrar numa loja me vai relembrar constantemente para comprar chocolates e gelados! Não pode ser... :)


Apple confirma evento para 22 de Outubro


Enquanto o Google vai brincando com as datas para apresentação do seu KitKat e Nexus 5, a Apple já confirmou oficialmente que vamos ter evento para o próximo dia 22. Um evento onde se espera ver o novo OS X, o novo Mac Pro, e - principalmente - a nova geração de iPads, com a chegada já muito necessária do iPad mini com ecrã "retina".


Intel diz que tablet e portáteis baratos estão a chegar


Não há nada melhor que a palavra "barato" para chamar a atenção, e o CEO da Intel diz-nos que a época de Natal vai trazer inúmeros portáteis e tablets que dão uso às mais recentes gerações dos seus chips, a preços imbatíveis. Segundo Brian Krzanich, poderemos encontrar tablets com CPUs Bay Trail a começar nos $99, portáteis com CPUs Haswell a começar nos $299, e tablets/portáteis híbridos por $349.

Esperemos que os fabricantes estejam a ouvir as suas palavras para não nos trazerem surpresas desagradáveis.


Ecrã OLED mais poupados e com maior longevidade


Os ecrãs OLED de grandes dimensões são obviamente apetecíveis, mas têm também alguns pormenores que poderão vir a dar problemas a longo prazo, como a redução do seu brilho e alteração da tonalidade devido à diferente longevidade dos elementos RGB (com o azul a ser o elemento mais problemático). A IGNIS diz ter a solução e já disponibiliza painéis de 55" para o demonstrar.

Estes painéis OLED gastam cerca de 20% menos que os ecrãs OLED actualmente vendidos pela LG e Samsung, maior longevidade e também uniformidade nas cores. O "truque" está num sistema que monitoriza cada pixel do ecrã e faz uma compensação individual por forma a garantir uma estabilidade de imagem sem precedentes (compensando factores como variações de fabrico, ou o gasto normal com a idade/utilização do ecrã). Esta tecnologia poderá ser aplicada também a ecrãs Ultra HD.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

3 comentários:

  1. Lá vai a declaração electrónica à vida para os OSX users. Sem java........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Instalas o Java directamente da Oracle.. o que desaparece é o plugin Java que era mantido pela própria Apple.

      Eliminar
    2. E a Oracle garante que o mesmo vai funcionar como devido? Tenho algumas dúvidas.

      Eliminar