2013/10/25

Notícias do Dia

A Microsoft diz que o iPad não serve para trabalhar; espreitamos como foi possível dar a volta ao iOS para injectar o LinkedIn Intro no email nativo do iOS; o auto-fill do browser pode ser um risco de segurança; a Xiaomi e a sua aposta no hardware em desenvolvimento contínuo; e o "evento" Google acabou por ser um não-evento... mas tivemos a nossa chat-room muito bem preenchida e bem disposta, que acabou por salvar a noite (o meu obrigado a todos os que apareceram. :)

Amanhã não se esqueçam, que é o nosso meeting mensal (especial de celebração dos 6 anos de Aberto até de Madrugada), e por falar em esquecimentos... já responderam à pergunta de hoje do passatempo Asus Fonepad?


Polícia inglesa encontra criminosos com impressora 3D assume logo que era para imprimir armas


Nada como um pouco de alarmismo para agitar a opinião pública contra o grande "perigo" das impressoras 3D. A polícia inglesa encontrou uma impressora 3D num raid que fez, e ficou imediatamente preocupada por ter encontrado uma "fábrica de fazer armas de plástico" com todos os riscos que estas armas "indetectáveis" representam.

Pouco interessa informar o público que a peça que foi identificada como sendo um "gatilho" gatilho não passar de uma das peças que é usada pela própria impressora e que pode ser impressa para substituição. Agora ficará ao critério de cada um decidir se é uma campanha concertada para tentar passar uma má imagem das impressoras 3D e forçar a sua regulamentação, ou se é meramente incompetência dos envolvidos.




Seagate revoluciona Storage com Kinetic


Não confundir com o Kinect da Microsoft, este Seagate Kinetic pode vir a mudar todo o mercado e como se encara o armazenamento nos data centers (e na "cloud"). A ideia é simples... eliminar os tradicionais servidores, e fazer com que os dispositivos de armazenamento fiquem ligados directamente à rede, com melhorias no desempenho e custo reduzido.

E já que estamos a falar de storage...


Facebook recorre a SSDs para acelerar o Graph Search


Para acelerar as suas pesquisas o Facebook mantinha a maioria das coisas em memória RAM para processamento imediato. Com a expansão da pesquisa via Facebook Graph que passa a incluir os posts dos utilizadores, torna-se impraticável manter mais de 700TB de dados em RAM, e por isso... a solução foi recorrer aos SSDs.

Mas mesmo assim, o Facebook continua a pesquisar por sistemas mais eficientes, equiparando os discos tradicionais a "carrinhas", os SSDs a "Ferraris", e aquilo que eles realmente precisam serem os "Toyota Prius". Ora bolas... e eu a pensar que eles escolheriam uns Teslas... :)


BlackBerry não sabe explicar reviews falsas à sua app de mensagens


A app de mensagens BBM ficou disponível para Android e iOS e rapidamente foi descarregada milhões de vezes. No entanto começaram também a surgir reviews e pontuações bastante suspeitas que parecem indicar o recurso a métodos fraudulentos de puxar a app para o topo das tabelas. Existem várias reviews no Google Play com texto praticamente "copy-pasted" uns dos outros, e que mesmo falando bem da app e com pontuações maioritariamente positivas, também  dão algumas pontuações baixas (técnica para tentar escapar aos sistemas de detecção automática de "suspeitas".)

Não há nada mais credível do que dizer "excelente app, obrigado" (com texto copiado de muitas outras reviews)... e dar uma pontuação de 1 estrela, certo?

Quanto à BlackBerry diz nada ter a ver com estas reviews e quer ver o caso esclarecido o mais rapidamente possível.


Upgrades gratuitos de software Apple de teste/pirataeado é mesmo assim


Alguns utilizadores ficaram surpreendidos quando descobriram que as suas versões de testes/expiradas/pirateadas do iWorks e iLife foram autenticadas pelo OS X Mavericks, dando-lhes direito a descarregar as actualizações e usar o software legalmente. Inicialmente pensava-se que seria um erro na Mac App Store, mas a Apple já veio dizer que não é erro e foi mesmo uma opção consciente.

Tal como a utilização do iTunes Music Match permite "branquear" músicas obtidas ilegalmente, a Apple diz que prefere tratar os utilizadores como bons clientes (independentemente de alguns deles abusarem do sistema para não pagarem pelas apps) e que assim simplifica a logística de manutenção dos seus programas.

... Que bom seria que outras empresas começassem a fazer o mesmo, em vez de azucrinar os clientes pagadores com a desculpa que há alguns que são "piratas"!


Chávenas CTRL+ALT+DEL


E para terminar, a sugestão geek do dia: que vos parecem umas chávenas em formato de teclas com a mítica combinação CTRL+ALT+DEL?

Fica o aviso de que são em plástico e não em cerâmica, mas como prenda para um amigo geek para o qual já não sabem o que lhe oferecer... fica sempre bem. :)
(E vem bem a calhar para esta outra notícia de que o chocolate quente faz bem ao cérebro.)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


1 comentário:

  1. Esta tem graça: "Nueva Zelanda, condenada por espiar ilegalmente a Kim Dotcom"

    Sabiam que havia (já não há) um país em que era proibido espiar os nacionais e residentes ?

    http://tecnologia.elpais.com/tecnologia/2013/10/25/actualidad/1382699045_703996.html

    ResponderEliminar