2013/10/30

Notícias do Dia

Homem descobre que está quase milionário graças a $27 em Bitcoins que já nem se lembrava que tinha; primeira multa por conduzir com os óculos do Google; e temos também Hangouts melhorados e novos efeitos automáticos aplicados a fotos e vídeos (eliminar automaticamente pessoas nos monumentos vai ser de luxo! :)

E antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças do passatempo em que podes ganhar um anti-virus ESET NOD32.


Intel vai fabricar chips ARM nas suas fábricas


A Intel bem tem feito tudo o que pode para combater o domínio dos chips ARM no segmento mobile, mas... foi também obrigada a reconhecer que em vez de se manter intransigente perante os seus rivais, melhor fará em aproveitar da melhor forma essa popularidade. A Altera, parceira da Intel, vai começar a fabricar os seus chips ARM de 64 bits em 2014... chips esses que serão fabricados pela Intel.

Poderá parecer uma medida drástica... mas pode muito bem ser precisamente aquilo que a Intel necessita. Produzir chips ARM com todos os processos avançados de fabrico que a Intel dispõe poderá muito bem significar que alguns dos melhores chips ARM de 2014... sejam da "Intel"! Aliás, considerando-se que a Apple está a tentar "fugir" da Samsung... não seria de surpreender que o seu futuro "A8" viesse a ser produzido pela Intel.


Facebook está a considerar comprar a BlackBerry?

A BlackBerry continua sem saber muito bem para se onde há-de virar, e um dos últimos candidatos a potencial comprador parece ser... o Facebook. Mais que a própria plataforma e os actuais clientes, o Facebook poderá ter especial interesse em ficar com as patentes que a BB detém; embora a empresa esteja actualmente sem dívidas e ainda tenha mais de 2 "biliões" em caixa... embora estejam a evaporar-se a alta velocidade.

Considerando que o FB deu 1 bilião pelo Instagram, e estava a pensar fazer o mesmo pelo Snapchat (que recusou, e diz que vale entre 2-3 biliões)... não me parece que a compra da BB estivesse fora de questão. (Embora me pareça que neste momento o FB tem mais a ganhar em apostar no iOS e Android do que em aventurar-se no lançamento de um equipamento/plataforma própria... embora possa haver interesse em manter essa porta aberta... tal como a Samsung o tem feito: mantendo o Android "do Google", mas preparando-se para a qualquer momento saltar para um Android "à Samsung".)


Facebook Messenger dá uso ao número de telefone para mandar mensagens


O Facebook sabe que uma das mais valias do iMessage é tornar transparente o facto de os amigos usarem ou não o mesmo sistema. As pessoas mandam mensagens... e o sistema é que trata de saber (e mostrar) se o destinatário tem um equipamento compatível e vai via iMessage, ou se não e vai via SMS.

Agora o novo FB Messenger para Android faz algo idêntico. Usando os números de telefone como identificador, a app permite enviar mensagens mesmo para quem não está na lista de amigos mas esteja a usar a app. O design também revisto, estando mais simples e agradável, e é possível ver imediatamente na lista de contactos quem está a usar a app. Ainda não se trata de enviar SMS para quem não tem a app (algo que o FB já testou, mas depois removeu), mas... se esta nova experiência tiver sucesso, pode ser que em breve isso regresse.


Google está à procura de "cobaias" para testar os seus produtos


Usas e abusas dos serviços do Google no teu dia a dia? Queres ajudar a tornar melhor esses produtos? O Google está sempre receptivo a pessoas que queiram servir de "cobaias" para testar alterações e novos serviços, e se estiveres disposto a isso poderás responder um inquérito para te colocar na lista de potenciais candidatos a beta tester.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

6 comentários:

  1. Não é biliões é mil milhões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que pus a primeira referência entre "aspas", para demonstrar que estava a usar a nomenclatura americana.

      Eliminar
    2. Desculpa Carlos eu nunca chegaria lá. Acho que não o deverias fazer, apesar de eu não concordar com o sistema europeu, é que vigora.

      Eliminar
  2. Só um aparte, a ARM não fabrica chips. Faz a análise e concepção dos mesmos, mas licencia a tecnologia a fabricantes. E este passo da intel em relação à ARM, tão pouco é inédito. Já o fez no passado.

    ResponderEliminar
  3. Só um comentário adicional sobre a Intel e a produção de ARM cores:

    A Altera como foi dito e bem no texto é parceira da Intel, mas acho relevante salientar que a Altera não concorre diretamente com a Intel nem com o segmento de consumo de computadores. A Altera é o segundo maior fabricante de FPGA's e CPLDs (atrás da Xilinx) e com a introdução de cores ARM (também já feito pela Xilinx - familia Zinq) transforma os seus produtos em SoC's, que podem realizar as computações a que estamos habituados (correr Android ou Linux...), mas que são focados nas necessidades da indústria. Por exemplo uma câmara de vídeo industrial de alta velocidade tem tipicamente uma FPGA e uma DSP (que pode ser um ARM processor) para fazer a captura e conversão dos dados de vídeo em tempo real que chegam do sensor de imagem. A ideia da Altera é integrar tudo num só chip reduzindo o espaço ocupado e o consumo da câmara e permitindo velocidades maiores.

    Fica a nota...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: A família onde estes cores ARM serão adicionados é a Stratix 10, sendo um SoC baseado nas FPGA's Stratix.

      Pedro Santos

      Eliminar