2013/11/25

Kindle vai ter ecrã e-Ink de 300ppi em 2014


Numa altura em que os ecrãs de alta-resolução e densidade se vão popularizando nos smartphones e tablets (começa a ser comum encontrar smartphones com ecrãs Full HD, e tablets com resolução ainda superior), o ecrã e-Ink dos Kindle começa a ficar cada vez mais "antiquado". Mas no próximo ano deveremos ter novidades.

Há relatos de que a Amazon se prepara para lançar um novo Kindle Paperwhite em 2014 que terá um ecrã e-Ink de alta-resolução com 300ppi  (para referência, o actual Paperwhite tem um ecrã com 212ppi - 758x1024 pixeis em 6", com 16 níveis de cinzento).

Embora fosse igualmente interessante que este novo ecrã pudesse apresentar cores e/ou tivesse velocidade melhorada face ao actual, a tecnologia e-Ink - que produz imagens que parecem impressas em papel, e facilmente legíveis mesmo no exterior perante luz intensa - continua a ser bastante mais agradável e preferida por quem gosta de longas sessões de leitura. A melhoria da resolução irá certamente tornar estes novos Kindle ainda mais apelativos para essa função.

Refira-se que a E-Ink já tem ecrãs de maior resolução em comercialização, que forneceu a um concorrente da Amazon (Kobo) e diz-se que a Amazon não gostou de "ficar para trás" - embora tal possa ser atribuído ao facto da tecnologia ainda não disponibilizar uma produção em quantidade suficiente para fornecer a Amazon - coisa que certamente ficará resolvida na primeira metade de 2014, quando a Amazon passar a usar estes novos ecrãs com resolução ainda superior.

Esta resolução superior permitirá também criar tipos de letra com maior definição, que tornarão a leitura mais agradável (para além de funcional), e fala-se de que irão regressar os botões laterais para mudança de página... e com feedback físico, que evitarão o recurso ao touchscreen para fazer esta que será a função mais utilizada nestes eBook readers.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)