2013/11/24

Nissan Bladeglider


Não é fácil ser designer de automóveis. Poderão ter-se as melhores intenções do mundo para fazer um veículo fascinante... mas depois surgem os questões da realidade, do tipo de material que seria necessário para tornar possível aquela visão (e os custos), as questões de segurança, das imposições legais nos vários países, etc. etc. Mas há uma situação em que é possível dar largas à imaginação: na apresentação dos protótipos cujo único intuito é mostrar-nos o caminho para o futuro, e onde preço e limitações não entram na equação.


E o resultado desses devaneios traz-nos coisas como este alucinante Bladeglider da Nissan. Um automóvel que surge no seguimento de protótipos como o DeltaWing e o ZEOD RC, e que nos mostra como poderão ser os carros desportivos do futuro.


A sua forma em Delta poderá fazer pensar que se trata de um "trike", mas não. Trata-se mesmo de um automóvel com quatro rodas, mas cuja dianteira afilada lhe permite uma eficiência aerodinâmica muito superior ao formato de um automóvel convencional. O condutor ocupa uma posição central, havendo dois lugares para passageiros logo atrás de si.

A distribuição do peso é de 30:70... o que faz perspectivar alguns sustos nas curvas; embora seja de esperar que os sistemas electrónicos se encarreguem de manter o "nariz" apontado para a trajectória desejada - coisa que poderá ser facilitada ainda mais, considerando que a tracção vem de dois motores eléctricos integrados das rodas traseiras. (Se fosse eu sugeria usar também uns nas rodas dianteiras, nem que fosse apenas para ajudar ligeiramente nas situações mais complicadas...)

Mas talvez ainda mais "assustador" será o facto de a Nissan estar seriamente a considerar passar este protótipo para modelo real para circular nas estradas. Provavelmente não terá um preço compatível com as nossas carteiras mas... posso por um desde já na lista de desejos para um destes Natais dos próximos anos.

3 comentários:

  1. Que passem a colocar escovas limpa pára-brisas nos vidros laterais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me preocupava com escovas limpa pára-brisas num carro descapotável... este bichinho, a ser construído, nunca andará na estrada em dias de chuva ;)

      Eliminar
  2. Parece-me muito interessante, mas traduzido para um modelo aplicado á realidade deverá perder muito do encanto.
    Entretanto por cá temos projectos muito interessantes prestes a sair (supostamente) como o Veeco RT. Parece-me uma excelente aposta e tem bom aspecto.
    Estou muito curioso para saber o que vai sair daqui no futuro.

    http://www.veeco.pt/
    https://www.facebook.com/projectoveeco

    ResponderEliminar