2013/11/15

Notícias do Dia

Estreamos o nosso Clube AadM+ que permitirá aumentar o número de ofertas mensais que fazemos; passamos pelo Coin, um cartão programável que dispensa carregar dezenas de cartões separados na carteira; imagens oficiais do Android 4.4 para os Nexus já disponíveis; o Google Now fica mais conversador; espreitamos como se comporta a câmara do Nexus 5; vimos como fazer uma iluminação LED automática para corredores; e um relato do pesadelo de importar um Pebble para Portugal.

E agora as notícias do dia:


Flipboard chega ao Windows 8.1


Demorou, mas como diz o ditado popular "mais vale tarde do que nunca". O Flipboard está finalmente disponível para o Windows 8.1 e vem facilitar o consumo de notícias e site em modo "revista". É uma das apps que nunca me canso de usar, e que embora não sirva como substituto a um bom RSS feedreader para gerir/filtrar centenas ou milhares de notícias, é sem dúvida a mais adequada para manter qualquer utilizador informado sobre os últimos acontecimentos nos seus sites favoritos. Isto é... se forem utilizadores do Flipboard, não se esqueçam de lá adicionar o Aberto até de Madrugada! :)





Skype vai ter cancelamento de ruído do teclado


A Microsoft está a considerar trazer para o Skype uma funcionalidade que já existe na sua ferramenta empresarial Lync e que muito seria do agrado daqueles que estão a falar enquanto teclam ao mesmo tempo: o cancelamento do ruído das teclas. Ao contrário do que acontece nos hangouts do Google, onde o sistema apenas faz "mute", aqui trata-se de cancelamento efectivo do ruído, permitindo que continuem a falar enquanto teclam, e a avaliar pelos resultados no Lync... dizem que a coisa aprova.


Europa dá ok para utilização de 3G/4G a bordo dos aviões



No seguimento das intenções de reduzir as restrições no uso de equipamento electrónico a bordo dos aviões, parece que passamos dos "8 para os 80". Não só passará a ser possível deixar os equipamentos ligados durante a descolagem e aterragem, como também será possível ter rede 3G/4G enquanto se cruza os céus a alta altitude. Para isso, os aviões recorrerão a uma micro-célula que manterá a comunicação com o solo via ligação satélite.

... Só falta saber que tipo de custos estas ligações terão. Mas pelo lado positivo... as viagens de várias horas sempre poderão passar mais rapidamente entre tratar do email e umas visitar ao Twitter, Facebook e Google+.


Super Hi-Vision 8K chega em 2020 ao Japão


Se pensavam que o Ultra HD 4K nos ia dar algum tempo para respirar... não contem com isso. No Japão já se preparam emissões experimentais em Super Hi-Vision (8K) para 2016, com emissões regulares planeadas para 2020. Mais uma vez... quem tem oportunidade de ver ao vivo fica impressionado com o realismo das imagens, que faz com que os ecrãs se tornem em verdadeiras "janelas" para o mundo.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

4 comentários:

  1. "Europa dá ok para utilização de 3G/4G a bordo dos aviões"

    Acho que a coisa não é assim. O avião é que pode fazer ligações 3G/4G com uma antena própria. O que as companhias aéreas façam, dentro dos aviões, a partir dessa ligação fica ao seu critério.

    Os passageiros têm que ter os aparelhos em modo de voo, que impede o 2G/3G/4G, mas não o Wi-Fi e Bluetooth.

    Isto foi a conclusão a que cheguei. Dou-lhe p´ra'i 90% de probabilidade de ser assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não:
      "equip planes with an improved mobile communication on-board aircraft (MCA) system that makes use of pre-existing spectrum bands for 3G and 4G, the Commission said. These systems are connected with the ground via a satellite connection"

      Para além disso se fosse para ligar via wifi não se colocava a questão de:
      "Passengers are billed for roaming charges through their service provider"

      A ideia é permitir que os passageiros continuem a poder usar os telemóveis como se estivessem num operador 3G/4G em roaming, sem terem que aderir a serviços extra via WiFi.

      Eliminar
    2. Fiquei nos 90% de certeza porque:

      - num lado fala-se na antena do avião que permite ligação por 3G/4G - fazendo depois a companhia o que quiser com isso. Podia ser: os passageiros usam a antena do avião para comunicar com terra por 3G/4G usando a antena do avião. Tudo bem, a conta de roaming é que pode sair cara, sobretudo o roaming de dados.
      - Mas noutro lado, quem manda nisto disse ante-ontem, que vai ser permitido o uso nos aviões de: « tablets, smartphones, e-readers and mp3 players as long as the devices are in ‘Flight Mode’ or ‘Airplane Mode’». E não há qualquer dúvida que o "modo de voo" impede o uso do 2G/3G/4G dentro do avião
      http://www.easa.europa.eu/communications/press-releases/EASA-press-release.php?id=125

      Combinando as duas coisas chego aos 90%, 90 e picos de certeza no que disse :)

      Eliminar
  2. Aqui nos States, os avioes estao equipados com um sistema que, pelo que entendo, comunica com torres terrestres e disponibiliza um sinal wifi dentro do aviao com um servico que podemos contratar durante o voo.
    Os voos da Delta costumam ter este sistema e, para referencia, um voo de 1:30 a 2h costuma disponibilizar servico para a duracao total do voo por cerca de $6 a $7.5.
    Tambem existem passes diarios e mensais mas nao costumo voar o suficiente parar fazerem sentido para mim. Penso que o mensal sao tipo $45 por mes ou assim...
    Quanto aos equipamentos poderem estar ligados durante o tempo todo do voo, parece que sairam guidelines deste lado do Atlantico onde os voos foram autorizados a fazer isso mas agora depende de companhia para companhia e de aviao para aviao (a semana passada fui a Denver e o aviao onde fui e voltei ainda nao permitia ter telemoveis e afins ligados o voo todo).

    ResponderEliminar