2013/11/06

Notícias do Dia

Uma menina virtual que ajudou a apanhar 1000 predadores sexuais na internet; uma incrível mesa capaz de recriar volumes 3D em tempo real; já se começam a esconder peças 3D obfuscadas para escapar aos filtros de detecção automática; e o Google pisca o olhos aos freelancers dando-lhes a possibilidade de ganhar dinheiro com o novo Helpouts baseado nos hangouts.

E antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já estamos a oferecer os livros O'Reilly deste mês: HTML5 and CSS3.


Lavabit não oferecia um email verdadeiramente seguro


O serviço de email Lavabit ganhou visibilidade com o caso Snowden quando o seu criador anunciou o seu encerramento como forma de evitar que os seus utilizadores fossem espiados pela NSA. Mas, tratando-se de um serviço que anunciava emails seguros que nem os seus administradores conseguiam ler... afinal qual era o risco?

O "problema" é que a parte da encriptação e desencriptação dos emails era feita do lado do servidor, e portanto seria susceptível a espionagem assim que um utilizador fizesse login. Numa opção verdadeiramente segura, os dados seriam apenas desencriptados no dispositivo local do utilizador, com uma chave que não fosse acessível pelo serviço.

... Lições que seguramente serão postas em prática quando o serviço regressar para uma versão 2.0.

(E já que se fala de segurança... o caso das passwords reveladas pela Adobe continua a servir de exemplo de como não se devem guardar passwords!)



Bitcoins atingem máximo histórico de $267
Lembram-se daquela história de como $27 em bitcoins se tornaram num milhão em apenas quatro anos? Pois bem, se fosse agora, já teria ultrapassado largamente esse valor. A cotação dos Bitcoins têm estado a subir e já atingiu um máximo histórico de $267 dólares. Se vai ser para durar, ou se um dia destes vem um novo "crash" que torne os bitcoins em pouco mais que uma curiosidade tecnológica sem qualquer valor efectivo... isso é que ninguém pode prever.


Apresentações melhoradas no Google Docs


Se são utilizadores do Google Docs/Drive e costumam utilizá-lo para criarem as vossas apresentações, agora poderão tirar partido de alguns melhoramentos que incluem cursores em tempo real para os diversos colaboradores; modificar e adicionar temas de forma mais simples; e também reutilizar de temas de outras apresentações.


Apple dá a volta ao silêncio obrigatório dos pedidos da NSA


Os pedidos das autoridades às empresas sobre dados dos seus utilizadores são um tema que está bem no centro da actualidade, pois mesmo sendo abusivos surgem acompanhados de cláusulas que impedem que as empresas possam sequer falar do assunto. No entanto, a Apple parece ter encontrado uma táctica bem simples de fazer um jogo de palavras bem ao estilo da NSA, para dizer algo sem o dizer explicitamente.

Quanto questionada sobre a questão dos pedidos de dados feitos pela NSA, a Apple diz que "até ao momento não recebeu qualquer pedido". O truque está na referência de que tal pedido não aconteceu "até agora"... sendo que caso isso venha a acontecer, bastará remover essa referência temporal para que sirva de indicador de que terá recebido, mesmo que tenha que o negar.

Ou então... nem por isso, e são apenas alguns analistas a sobre-analisar as palavras usadas. :P


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

1 comentário:

  1. "Utilizadores preferem smartwatchs a smartglasses"
    Acho que é mais: "Um smartwach ainda vá que não vá. Uns smartglaasses é que nem pensar" :)

    ResponderEliminar