2013/12/25

Apple multada em Taiwan por interferência nos preços dos iPhones


Não é a primeira vez que se ouvem histórias das imposições que a Apple faz aos operadores de telecomunicações para que os autorize a vender os seus iPhones. Mas em Taiwan isso valeu-lhes uma multa por interferência nos preços.



A Apple definiu os preços de venda do iPhone nos três principais operadores de telecomunicações em Taiwan, algo que vai contra a liberdade que as empresas deveriam ter para definir os seus próprios preços. A multa é por agora "irrisória", nem atingindo um valor de $1 milhão de dólares, mas poderá aumentar caso a Apple não pare com esta prática.

Segundo a Comissão para o Comércio Justo de Taiwan, assim que a Apple aceita as empresas como distribuidoras dos seus produtos, terá que lhes dar a liberdade para os comercializarem aos preços que bem entenderem. Algo que me parece ter toda a lógica... e me faz questionar porque motivo este tipo de queixa não se faz ouvir de forma mais frequente noutros países (como em Portugal, por exemplo.)

É certo que não gostamos de ver os operadores de telecomunicações a abusarem da sua dimensão e a brincarem com as regras da concorrência - e por outro lado, até sabe bem vê-los a "acatarem" as imposições de outros - mas, há limites para tudo. Vamos lá ver se este caso em Taiwan vai ser caso isolado, ou se vai servir para que operadores de outros países também se tentem libertar das regras ditatoriais que a Apple lhes impõe para que possam vender iPhones.

(E dito isto, fico curioso por saber qual seria o impacto se os iPhones apenas fossem vendidos nas Apple Store oficiais e não nos operadores...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)