2014/01/22

Galaxy Gear já funciona com o Nexus 5


Para além das funcionalidades limitadas do smartwatch Galaxy Gear da Samsung - que felizmente têm sido resolvidas com o lançamento de diversas actualizações - um dos grandes pontos contra deste equipamento era o facto de funcionar apenas com um número reduzido de smartphones e tablets da Samsung. Mas afinal, para quem estiver disposto a aventurar-se um pouco, parece ser possível utilizar o Galaxy Gear com um Nexus 5.



Infelizmente, esta opção não surge de forma oficial (esperemos que eventualmente a Samsung reconsidere esta opção e permita o uso do Gear com qualquer equipamento Android), mas poderá ser um ponto de partida para quem quiser dar uso ao Gear com um Nexus 5, e eventualmente com outros equipamentos - embora os resultados sejam variados, e há quem não consiga replicar o processo de forma bem sucedida noutros equipamentos que não o Nexus 5. Ainda assim, há algumas funcionalidades que não ficam a funcionar (como o Weather e - compreensivelmente - o S Voice).

Para mim, parece-me ser sinal evidente de que é necessário criar um sistema de comunicação standard dedicado a smartphones e outros tipos de equipamentos wearable. O Google já está a trabalhar numa API para fitness, esperemos que também não se esqueça dos smarwatches - pois enquanto se estiver dependente de cada fabricante criar o seu smartwatch e disponibilizar a sua própria API proprietária.... todos ficam a perder.

O que queremos é usar um smartphone de qualquer fabricante com qualquer equipamento Android, sabendo que as notificações, chamadas, e outras acções irão funcionar devidamente sem ter que andar a "martelar" apk's manualmente e a rezar para que funcionem.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Para dar a ideia de que não tenho propriamente um pulso fino basta dizer que geralmente as ourivesarias não têm correias de relógio que me sirvam.

    Aqui há dias coloquei um Galaxy Gear no pulso e a questão é esta - do ecrã gostei mas a peça é um matacão enorme. Fiquei com sérias dúvidas que alguém se sinta confortável ao usar aquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um pulso fino e tenho um Gear, e honestamente nao entendo esses comentários: eu tenho 5-6 relogios normais e praticamente ultrapassam as medidas do Samsung Gear. O unico que "chateia" é a protuberancia da camara, que com casacos às vezes prende a manga (raro). E para quem acha limitado o SW original, há uma ROM no XDA que resolve os problemas ;)

      Eliminar