2014/01/10

Imagens revelam como seria o Android da Nokia (caso viesse a existir)


Aos poucos lá se vão descobrindo mais alguns detalhes sobre o projecto Normandy da Nokia, que pretendia seguir o exemplo da Amazon e dar uso à plataforma Android como base, mas numa versão bastante modificada.

O sempre revelador @evleaks mostra-nos alguns ecrãs do que seria (ou ainda poderá vir a ser - embora as probabilidades disso acontecer agora sejam mais reduzidas com a aquisição pela Microsoft) este Android da Nokia. Os ecrãs em questão mostra-nos o ecrã inicial de sign-in do Skype, uma chamada a decorrer numa app que parece ser o Viber, e ainda o lockscreen com algumas notificações de eventos, chamadas perdidas e mensagens. Não é que dê para elaborar muito sobre como seria o interface propriamente dito, mas pelo que se pode ver a coisa parece estar muito bem encaminhada (pelo menos, eu gosto).

Agora tudo passará a estar nas mãos da Microsoft, que vai ter que decidir se para além da plataforma Asha no segmento económico e do seu próprio Windows Phone ainda se justificará ter uma terceira plataforma com base no Android. A mim parece-me pouco provável que estejam a diversificar-se tanto, especialmente numa altura em que os Windows Phone até estão a ter um comportamento bastante positivo com modelos como o Lumia 520.

Quanto muito, mais valia ir preparando um Lumia de ainda mais baixo custo (Lumia 320?) que serviria de modelo de entrada de gama para quem não quiser/puder gastar mais de 100-150€. É certo que depois corria o risco de canibalizar as vendas dos seus próprios Asha, mas também me parece que a médio prazo mais vale apostar numa única plataforma do que manter as duas - ainda mais sabendo-se que com a evolução e redução de custos que tem havido, passa a ser possível ter um equipamento mais que aceitável para correr Windows Phone nessa gama de preços.

2 comentários:

  1. Viva

    Como exercício de pura conjectura, seria interessante tentar imaginar como seria o panorama actual do Android, caso a Nokia o tivesse agarrado desde o início...

    Com a quota de mercado que tinha, na altura, e o gosto que as pessoas tinham pela marca..., p.ex.: A Samsung, teria o mesmo peso do que aquele que tem hoje?

    A Apple teria ficado tanto tempo na posição de topo (tirando o 1º ano, claro)?

    Mandem lá as vossas "conjecturas"... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claramente a Nokia estava numa posição confortável e adormecida... Menosprezaram a concorrência e deu nisto. Não é possível fazer uma conjectura. O que ser passou com a Nokia vai acontecer com a apple. Estão a insistir incondicionalmente numa estratégia que resultou. Mas os tempos mudam e o ser humano esta sempre a procurar a novidade e a aura da Nokia terminou abruptamente assim como a da apple ou samsung vai terminar, a não ser que não adormeçam, coisa que me parece estar a acontecer. ..

      Eliminar