2014/01/10

Gmail já deixa enviar emails para o Google+ só pelo nome


O Google continua a integrar cada vez mais o Google+ com os seus serviços, e agora volta a atacar naquele que se poderá considerar o seu serviço mais central: o Gmail. Já era possível responder-se a conversas no G+ directamente do Gmail, mas a partir de agora passa a ser possível enviar mensagens para pessoas de que nem sabemos o endereço de email.

Com esta nova actualização (que está em distribuição ao longo dos próximos dias, sendo enviado um email para cada utilizador a avisar quando estiver disponível) quando começam a escrever o nome do destinatário, para além dos emails sugeridos dos vossos contactos irá também surgir a sugestão de pessoas que estão nos vossos círculos no Google+.

Quer isto dizer que podem enviar mensagens usando o Gmail, mesmo para pessoas de quem não tenham o email. E quer também dizer que isto se torna numa atractiva arma potencial para envio de spam ou email abusivo. O Google sabe disso e por isso implementou algumas salvaguardas, sendo possível definir a quem desejam atribuir esta facilidade:


Poderão definir se toda a gente vos pode enviar email usando o vosso Google+, só os que estão nos vossos Circles ou Extended Circles - ou - em último recurso, ninguém (ficando tudo como está até agora).


Se dão uso à nova inbox por categorias do Gmail, esta nova funcionalidade faz também com que os emails enviados via Google+ de pessoas que tenham nos vossos círculos surjam automaticamente na inbox principal, mas os das pessoas que não têm nos círculos aparecem na categoria "social". Para além disso, as pessoas que vos enviarem email por este meio não saberão qual é o vosso email a não ser que lhes respondam (o que evitará usar este sistema como técnica para descobrir emails "privados").



Por último, quando recebem uma destas comunicações, também têm a opção de adicionar essa pessoa aos vossos círculos, ou reportar situações de spam ou abuso.

Enfim... desde que sejam coisas que me permitam fazer o máximo de coisas sem sair do Gmail, por mim acho bem! (Só gostava era que eles se decidissem quanto ao que se pode responder ao não via Gmail: é que há coisas do G+ a que podemos responder directamente, e outras que não são possíveis e obrigam um salto ao G+...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)