2014/01/17

Notícias do Dia

Um PC réplica de um Mac Pro feito a partir de um caixote do lixo; lentes de contacto inteligentes do Google vão medir glucose do sangue para os diabéticos; demos as boas vindas à WPS à lista de parceiros do Clube AadM+; e ainda abordamos a assustadora questão do bitrot e a corrupção dos dados digitais que colocam em risco as nossas memórias e backups.

Seguem-se as notícias do dia:

Google mostra-nos a evolução da música


Se gostam de música (e quem não gosta?) vão gostar igualmente deste gráfico interactivo sobre a evolução da música feito pelo Google, e que nos apresenta a popularidade de cada género musical nos últimos 60 anos. Do domínio do jazz à ascenção do rock e do pop, e depois do metal e dos géneros alternativos - todo um vasto panorama musical para explorar e desfrutar - tudo a poucos cliques de distância (e claro, com o Google a relembrar continuamente que podem comprar tudo isto na Play Store.)



Android vai ter API para Fitness


São cada vez mais os equipamentos de tracking de actividade, mas por enquanto todo eles continuam isolados: cada marca lança o seu tracker e a sua app, e embora depois convide os developers a dar-lhes uso através das suas APIs, é inevitável que no futuro as coisas tenham que mudar... e o Android já vai caminhando nesse sentido com os primeiros indícios de que está para chegar uma Fitness API, que permitirá centralizar todo este tipo de sensores de actividade, permitindo a usa utilização universal pelas apps.

Assim, será possível usar-se qualquer tipo de sensor com qualquer app, e acima de tudo, ter a liberdade de escolher onde queremos guardar/ver os nossos dados.


Huawei também aposta nos CPUs 64 bits


Embora alguns modelos Huawei continuem a usar chips da Qualcomm e MediaTek, o seu CEO confirmou que também irão dar uso ao seu futuro chip Hisilicon 64-bit Octa-Core, sendo de esperar que assim que a produção atingir o volume pretendido, a marca possa deixar de recorrer a fabricantes externos e recorrer unicamente aos seus CPUs e chipsets (embora por vezes haja outros factores a ter em conta, como se pode ver pelo facto da Samsung também usar chips de outros fabricante mesmo tendo os seus Exynos).

E sabendo-se como a NSA gosta de infectar equipamentos para os espiar... facilmente se perceberá porque motivo ficam tão aterrorizados pela perspectiva de usarem equipamentos com chips "chineses"...


Primeiro "bootkit" em Android?


Tal como nos desktops, o sistemas de ataque destinados aos equipamentos mobile vão-se tornando cada vez mais avançados e complicados de remover. O Oldboot parece ser o primeiro a conseguir alterar a partição de boot no Android e colocar-se num RAM disk só de leitura, o que faz com que nenhuma app anti-virus seja capaz de o remover. (E supostamente, estará a infectar mais de meio milhão de equipamentos na China...)

E se acham isso assustador... que tal ver frigoríficos a fazer parte de uma botnet?


LG prepara novo Android com teclado slider


Se gostam da plataforma Android mas não abdicam de um teclado qwerty físico para escreverem as vossas mensagens, a LG está prestes a revelar o seu novo F3Q, que adicionará um teclado físico ao F3 (ecrã 4" WVGA, Snapdragon dual-core a 1.2GHz, câmara de 5MP, bateria de 2460mAh). Não é um hardware de topo, mas isso significará também que este modelo poderá ter um preço bastante atractivo.

Eu nunca fui fã dos mini teclados físicos em equipamentos mobile... (a única excepção era o sempre apetecível OQO :) mas não nego que haverá vantagens em poder escrever quase sem se ter que olhar para o equipamento, à boa velha maneira dos SMS escritos com os teclados numéricos com T9 nos telemóveis "antigos". (Embora também admita que com a auto-correcção dos teclados virtuais, muitas vezes escrevo "sem olhar" para o teclado e 99% das vezes corre bem... o problema é se o outro 1% resulta em coisas como estas.)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. Viva

    Esse LG F3Q fez-me lembrar o meu
    http://www.toptechreviews.net/wp-content/uploads/2012/02/Qtek-S200.jpg
    que ainda tenho ali numa gaveta...
    Que giro que é ver a evolução de 2006 até hoje... lol

    ResponderEliminar