São cada vez mais as pessoas que recorrem às pulseiras e demais trackers que monitorizam a nossa actividade ao longo do dia (e até como dormimos à noite) para melhor terem uma percepção daquilo que fazem. Mas as coisas não vão ficar por aí, e no Japão já se preparam roupas capazes de fazer mais que isso.
Contendo nanofibras que actuam como sensores, estas roupas - quando ligadas a um pequeno módulo transmissor - permite registar não só a frequência cardíaca como até informação que mais se aproxima de um electrocardiograma. Este sistema será integrado não só em roupa destinada à prática de actividades físicas como também pijamas e roupa casual (existindo até integrado em chapéus), que poderão ser tratados como os seus congéneres menos "inteligentes" - ser lavados na máquina, etc.
Se por agora não passará de uma primeira geração que apenas nos faz sonhar com as possibilidades para o futuro, parece não haver qualquer dúvida de que este tipo de sistemas se irá tornar cada vez mais comum nos próximos anos, e poderá muito bem revolucionar os sistemas de saúde, permitindo monitorizar as pessoas e alertar sempre que algo de anormal seja detectado - evitando todos aqueles casos em que as pessoas nem se dão conta de que algo de errado se passa, e que quando se torna notório já é tarde demais para tratar do assunto de forma "simples".
E vocês, já se renderam aos pequenos activity trackers que têm surgido no mercado - ou tão somente usando o smartphone como pedómetro para saberem quantos passos têm dado por dia? Se sim, que tal tem sido a vossa experiência e de que forma é que vos incentivou a fazer mudanças nos vossos hábitos diários?
Não quero desvalorizar este projecto, mas existe uma startup spin off da Universidade de Aveiro que produz produtos semelhantes há alguns anos. (http://www.biodevices.pt/)
ResponderEliminarExcelente, vou contactá-los... :)
Eliminar