2014/01/31

Microsoft prepara-se para usar desktop clássico no Windows 8.1 como default?


Por muitas boas intenções que a Microsoft tivesse ao tentar forçar os utilizadores a usarem o seu novo "metro interface" no Windows 8; parece que finalmente se prepara para dar o braço a torcer - de forma bem explícita- com a próxima actualização para o Windows 8.1. Depois de ter adicionado a opção de arrancar directamente para o ambiente desktop clássico, prepara-se agora para fazer dessa opção o default.



Por muito que eu ache o ambiente dos live tiles interessante e inovador, desde cedo disse (e não fui o único) que isso até fazia bastante sentido em tablets... mas que a MS se estava a esquecer que 99% dos seus utilizadores estavam a usar computadores tradicionais, com rato e teclado. E neste caso, o ambiente de trabalho preferencial e desejado continua a ser o velhinho desktop com as suas janelas e ponteiro do rato.

A custo, a MS lá adicionou a opção para que - quem quisesse - pudesse fazer o arranque da máquina directamente para o ambiente de trabalho tradicional; mas isso não resolve a situação para milhões de pessoas que poderão nem saber que essa opção existe, e que quanto arrancarem os seus "windows" se vão deparar com algo "estranho" e sem saberem muito bem o que fazer. Com a próxima actualização para o Windows 8.1 a MS parece estar finalmente disposta a aceitar que lidou com todo este processo de forma completamente inversa à que teria sido a desejada. Embora este boot directo para o ambiente clássico seja algo que ainda poderá vir a ser alterado até ao lançamento; esta seria a melhor forma de lidar com o assunto.

Assim, os milhões de utilizadores Windows continuariam a ser recebidos por um ambiente familiar (embora ligeiramente retocado, e infelizmente sem o start menu), mas teriam igualmente à disposição o ambiente metro, que a MS poderia incentivar a utilizar de forma mais suave e simpática, deixando que isso acontecesse por iniciativa do utilizador e não por imposição ou obrigação. Assim... os utilizadores poderiam adaptar-se a ele de forma mais receptiva e gradual, por sua própria vontade, em vez de ficarem automaticamente na defensiva e dizendo "não quero nada disto; dêem-me o meu velhinho Windows 7".

7 comentários:

  1. Eu sempre fui da opinião que o interface METRO em smartphones e tablets (e em pc com touchscreen) até é aceitável mas em computadores convencionais é um grande fail pois não é nada prático.

    ResponderEliminar
  2. Estamos em Janeiro de 2014 e pelo que vejo no site da HP (UK) dos 44 modelos de laptop que eles vendem para o segmento residencial, 21 tem touchscreen.
    No segmento empresarial ha 64 modelos, e apenas 6 com touchscreen.

    De momento o touchscreen aparece como "Special Feature" que e preciso escolher para encontrar estas maquinas. Alguem tem duvidas que antes do final do ano a proporcao de modelos com touchscreen vai aumentar e que ele vai deixar de ser Special Feature?

    Se for mesmo dar ouvidos a uma certa clientela, a MS perde a embalagem que ja levava em tornar os PCs mais adequados para toda uma geracao de utilizadores que e cada vez maior, que tem muito por onde escolher e ja esta a comprar muito aparelho que nao e conforme o "computador convencional".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como reparaste, no segmento empresarial apenas 6 PCs têm touchscreen. E no futuro vão continuar a ser um nicho porque o touchscreen não é necessário para nada no sector empresarial.

      Ora adivinha lá onde é que a Microsoft faz imenso dinheiro? No sector empresarial, e estes não renovam licenças de Windows porque é amigável para touchscreens. Isso só lhes representa um custo adicional em produtividade e treino dos funcionários a mexer num UI novo.

      E da maneira como os híbridos (não) têm vendido acredita que mais tarde ou mais cedo desaparecem.

      Eliminar
    2. Isso de os touchscreens nao serem necessarios e uma bela hitoria se ignorarmos que os equipamentos e software para segmentos residencial e empresarial se influenciam um ao outro.
      Em rigor, touchscreens nao sao necessarios, da mesma maneira que ninguem precisa de ecrans glossy e nem toda a gente precisa de placas de som nos seus PCs. O que sucede e que se o custo marginal de acrescentar estes componentes for razoavel, mais cedo ou mais tarde os fabricantes vao usa-los.
      Os touchscreens sao usados como um complemento ao teclado e rato, e quem se habitua vai estranhar a ausencia quando muda de maquina de casa para o trabalho ou vice versa.
      Os hibridos vao desaparecer so porque no final de 2014 os laptops sem touchscreen vao ser tao comuns como os laptops com ecran matte. Podes marcar na agenda para me vires dizer se tenho razao ou nao.

      Quanto as vendas da MS entre sector empresarial e domestico, para mim isso e especulacao. Nunca vi esse tipo de diferenciacao em nada que a MS publica: http://www.microsoft.com/investor/EarningsAndFinancials/Financials/fy10/Q4/SegmentRevenues.aspx

      Eliminar
  3. É pena continuarem teimosos quanto ao start menu. O metro funciona muito bem e fluidamente com o desktop tradicional para quem está disposto a funcionar com o teclado quase exclusivamente, mas para o utilizador comum é mesmo um atrofio.

    ResponderEliminar
  4. A canonical também vai colocar o mate no ubuntu 14.04. Se nem utilizadores de linux, sempre mais abertos a coisas novas, querem os novos ambientes gráficos....

    ResponderEliminar