2014/01/11
Venda de Computadores continua em queda
Pelo sétimo trimestre consecutivo as vendas de PCs continuam a baixar e no último trimestre de 2013 caíram quase 7% - a maior descida de sempre, fazendo com que o volume de vendas em 2013 recuasse para os níveis de 2009.
Se por um lado se pode dizer que o mercado está completamente saturado, com a maioria das pessoas a já terem um, dois, ou até mais computadores em casa, por outro lado será inegável assumir que parte deste declínio se deverá também à proliferação de smartphones e tablets. Se é certo que estes (ainda) não substituem completamente um "PC", no mínimo terão o efeito de fazer com que se dependa menos deles, fazendo também com que se alarguem mais os períodos para a compra de um novo PC.
Ainda assim, esta descida não tem sido para todos...
Se as vendas globais caíram 7% no passado trimestre, para a Dell e a Lenovo isso representou uma subida de mais de 6% relativamente ao mesmo trimestre no ano anterior. Por outro lado, HP, Acer e ASUS viram as vendas a diminuir (com quase -20% no caso da ASUS).
No vosso caso, que impacto têm tido os smartphones e tablets na compra de um novo PC? Continuam a comprar/trocar de PC a intervalos regulares, ou vão-nos aguentando "até às últimas", trocando apenas em caso de avaria ou quando se tornam insuportavelmente lentos? (Sendo que mesmo nestes casos, haverá também quem opte - e bem - por fazer apenas alguns upgrades, como a troca de um disco por um SSD - que em muitos casos permitirá adiar a trocar de um PC/portátil por mais um ou dois anos...)
[via TNW]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Instalei Linux no meu portátil e ficou muito mais rápido. Assim dura mais uns anos.
ResponderEliminarBem eu devo dizer que andava à espera que aparecesse um bom portátil convertível em tablet (tipo Asus transformer) que funcionasse bem em Linux. Acho que ainda vai demorar pelo menos mais uma ano até aparecerem. Entretanto acho que vou comprar um Clevo W840SU sem sistema operativo, para instalar Ubuntu. A http://www.inforphone.pt/ permite configuração personalizada, o que inclui a possibilidade de um ecrã touch. Não é bem um convertível, mas ao menos este sei que funciona bem com Linux, e posso ter Android usando o Genimotion.
ResponderEliminarEu pessoalmente fui tenho adiado a compra de um portátil novo (e potente) há dois anos (o meu Asus eeePC 1201T tem 4 anos, vai fazer agora em Fevereiro).
No, meu caso acabei por comprar um portátil mas apenas porque o anterior já tinha 7 anos e avariou.
ResponderEliminarNo, meu caso acabei por comprar um portátil mas apenas porque o anterior já tinha 7 anos e avariou.
ResponderEliminarComprei em 2009 um Asus gamer para trabalho onde o software é pesado e preciso de ter máquinas virtuais a correr em simultâneo. Comprei com i7 e fullHD e 8 Gb de Ram.... agora passados quase 5 anos não vejo ainda nada muito melhor... e decidi colocar um bom SSD e ele ainda envergonha muitos PCs acabados de comprar. Quero com isto dizer que os PCs têm sofrido muito pouco evolução em relação aos tablets que faz com que não obrigue a mudar porque a nossa máquina fique obsoleta de um dia para o outro. É incrível que com as resoluções que se achem nos tablets/smartphones os portáteis tenham encravado nos fullHD... e muitos nem isso!
ResponderEliminar"Os dados inclem PCs de secretária e portáteis, incluindo mini-portáteis, mas não tablets, como o iPad".
ResponderEliminarSempre me pareceu que a definição estava certa até o meu PC de secretária se avariar e ficar com um Eee PC que se arrasta e um iPad. Já não estou tão certo se faz sentido distinguir um iPad de um PC.
Pelo menos comparando-o com o Eee PC fica a a anos-luz em termos de velocidade. Substitui o PC de secretária, pelo menos não fui a correr mandar arranjá-lo. Se um Chromebook se soma aos PCs, porque não o iPad ?
Por outro lado, começando a somar (incluir) tablets nos PCs para-se onde ? Inclui-se também os tablets de € 50 para miúdos ?