O conceito de smartphones convertíveis tem sido explorado com modelos como os PadFone da Asus, mas desde logo que muitas pessoas pensaram: porque motivos precisamos de encaixes físicos; porque não fazer com que um smartphone possa ligar-se a um ecrã e teclado de um portátil via wireless, funcionando como o seu CPU? E é precisamente isso que a Alcatel fez com este seu Smartbook.
Este Alcatel Smartbook não passa de um protótipo ainda sem data para uma eventual comercialização, mas o conceito é precisamente aquele que me parece com maior possibilidade de vir a vingar a médio-longo prazo. Em vez de ficarmos dependentes de docks e fichas de encaixe proprietárias que se poderão tornar obsoletas em poucos anos; este sistema não necessita de nada disso. O "portátil" não passa de um teclado, ecrã (Full HD) e bateria; sendo que o "cérebro" é o smartphone que poderá continuar no nosso bolso.
Se aqui estamos a falar de um portátil, o mesmo se poderia aplicar a um monitor e teclado numa secretária, ou muitos outros equipamentos - e nada impede que este mesmo sistema pudesse ser feito mesmo com portáteis e computadores "completos" com o seu próprio CPU e sistema. Uma coisa em nada invalida a outra, e o objectivo é que se passe a ter uma plataforma mais dinâmica e transferível daquilo que se faz (e como).
Enfim... muitas coisas boas que se avizinharão para os próximos anos... e que irão complicar cada vez mais a vida aos computadores tradicionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)