2014/02/02

Dream Chaser - o próximo Space Shuttle chega em 2016?


Os fãs da exploração espacial recordarão com saudade as décadas em que os Space Shuttle estiveram ao serviço, fazendo-nos sonhar com a perspectiva de um dia uma viagem até ao espaço ser algo tão comum como uma qualquer viagem de avião. Os Space Shuttles jã não voam, mas em breve poderão ser substituídos por novas naves que farão sonhar novas gerações, graças ao programa Dream Chaser.



Desde 2011, que com o fim do programa dos Space Shuttles, os EUA não possuem capacidade para levar os seus astronautas até ao espaço, tendo que pedir "boleia" à Rússia (e pagando um bilhete que custa a módica quantia de $60 milhões de dólares por astronauta). Mas daqui por três anos espera-se que os astronautas americanos (e não só) possam viajar para fora do planeta a bordo desta nova geração de naves Dream Chaser.

Naves que estão a ser desenvolvidas como meio de transporte espacial comercial, e que irão competir com o Dragon da SpaceX e o CST-100 da Boeing - sendo que a NASA deverá seleccionar apenas um vencedor como veículo para as suas futuras viagens. O primeiro voo do Dream Chaser está agendado para 1 de Novembro de 2016 - ainda sem tripulação a bordo - mas se tudo correr bem, no ano seguinte começarão os testes tripulados, e no futuro poderá levar até à órbita terrestre até um máximo de 7 astronautas.

1 comentário:

  1. Não esquecer que ainda este ano teremos um voo de teste do novo módulo de tripulação da NASA (Orion) que complementará o novo veiculo de exploração espacial americano: o SLS (Space Launch System) que terá a sua estreia em 2017.

    Os fãs, como eu, da exploração espacial, terão alguns anos de entretenimento pela frente :D

    ResponderEliminar