2014/02/26

Galaxy S5 vem com apenas 7.86GB livres?


A questão do espaço realmente livre disponível nos smartphones é sempre um tema recorrente de discussão, e a chegada do Galaxy S5 apenas vem "atirar mais lenha para a fogueira". O novo modelo de topo da Samsung consegue piorar o resultado face ao anterior Galaxy S4, reacendendo a questão sobre se ainda estaremos perante mais funcionalidades... ou já entramos no campo do "bloatware".


Depois de muitos utilizadores considerarem exagerado os reduzidos 8.56GB disponíveis num Galaxy S4, o novo Galaxy S5 de 16GB parece vir com apenas 7.86GB disponíveis - um valor que representa menos de metade do valor anunciado. Para comparação, um Nexus 5 de 16GB fica com 12.28GB disponíveis, o que indica que as modificações feitas pela Samsung "pesam" mais de 4GB, ou seja: mais que todo o sistema Android "puro".

Claro que se pode argumentar que a existência de um slot microSD ajudará a minimizar este problema, mas mesmo assim não deixará de ser interessante analisar esta questão, sobre se se deverá aceitar que as marcas anunciem os equipamentos como tendo uma capacidade... que depois na realidade se vem a descobrir terem grandes discrepâncias.

Será necessário a intervenção de entidades reguladoras para obrigar os fabricantes a anunciar o espaço realmente livre ao lado da indicação da capacidade total de um equipamento? Será que isso influenciaria a decisão dos potenciais clientes? Ou será que se tornaria em mais um número a quem poucos dariam qualquer relevância?

6 comentários:

  1. Meu deus! É que mesmo com cartão SD, não serve para instalar apps, jogos lá, que porcaria da Samsung xD

    ResponderEliminar
  2. Assim como com o suporte de dados o valor físico não é o útil depois de formatado, e com a Microsoft também não podemos impedir a instalação do IE Notepad e afins, aqui passa o mesmo se bem que as empresas deviam ter um menu simplese de fácil acesso parao utilizador desligar o que não quer. Em todo o caso na alta gama a versão base é para quem quer usar as apps integradas e poucos Extras mais. Daí que os aventureiros e jogadores têm que ir para 32 GB e não me venham com tretas porque se dão 500 euros por um gama alta nãoéo diferencial que faz comichão. Ou são dos que compram BMW mas não tem dinheiro para a gasolina? :-)

    ResponderEliminar
  3. Não é so nos SMartphones, nas consolas acontece a mesma coisa. o que eu acho mau é eles não quererem saber.

    se o tlm tem que levar 8. qualquer coisa de SO , o tlm que venha com 16+8 , o de 32 com 32+8

    assim compro um tlm de supostamente 16 gb e vem com 24, e ainda tenho uns 15 ish livres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que eles não dizem 16 GB livres, eles dizem que tem 16 GB de hardware. Eu se compro um PC com 1 TB de disco e 8 GB RAM, e depois do arranque me aparecem 800 GB livres e 6 GB RAM livres vou reclamar? Ninguém está a mentir, é preciso é ser realista e entender que as versões mínimas são mesmo mínimas e se queremos mais temos o microSD / versões superiores. Quem tem iPhone/iPad nem a opção de microSD tem...

      Eliminar
  4. " o que indica que as modificações feitas pela Samsung"

    Li maldições :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lolol a mim as modificações da Samsung são me benvindas, o único que incomoda e não consigo desligar é o "my magazine" ...

      Eliminar