2014/02/05

Microsoft mostra elevador que adivinha para onde vamos


Se há coisa que me irrita profundamente é assistir à quantidade de sistemas pouco eficientes que poderiam ser melhorados e poupar frustrações a milhões de pessoas diariamente. Refiro-me a coisas como aqueles fantásticos semáforos que mudam para vermelho quando estamos a chegar para dar passagem a... ninguém; e também os fantásticos elevadores que parecem fazer todos os possíveis para nos fazer perder o máximo de tempo possível. Neste último caso, a Microsoft parece ter uma solução bastante futurista.

As empresas de elevadores investem fortunas a optimizar os algortimos que controlam o funcionamento dos elevadores, mas todos eles dependem de usas coisas indispensáveis:: saber onde está a pessoa e para onde deseja ir; coisa que implica que o utilizador carregue no botão de chamada para subir/descer e no botão do andar de destino.

Mas a Microsoft não está convencida de que isso seja necessário e apresenta-nos um sistema que realmente se poderá chamar "inteligente".


A equipa de investigação da MS instalou diversos sensores em frente aos elevadores, capazes de analisar o o movimento das pessoas; e deixou o seu sistema de inteligência artificial simplesmente a observar o seu comportamento durante alguns meses. Após ese período de aprendizagem, activaram o sistema em modo de funcionamento, e os resultados foram quase "milagrosos".

O sistema era capaz de prever para onde a maioria dos utilizadores pretendia ir, sem que estes tivessem sequer que carregar em qualquer botão. O chefe da equipa dá o exemplo deste sistema poder ter conhecimento de que tinham marcado almoçar juntos com um amigo de outro piso, e quando se aproximam do elevador ele vos levar automaticamente até ele. Claro que a vida humana nem sempre segue rotinas pré-estabelecidas, mas quer se queira admitir quer não... na maior parte do tempo até acaba por ser o caso.

Entetanto, por muito que eu agradeça o esforço da MS em nos poupar o pressionar de botões nos elevadores, mais agradecia que se dedicassem à questão dos semáforos que referi, de modo a que não nos fizessem parar estupidamente quando estamos a circular em estradas sem qualquer movimento, mas onde temos que gramar com um sinal vermelho só porque alguém decidiu que a cada 2 minutos deveríamos ficar 1 minuto parados...

11 comentários:

  1. Pelo menos eliminava o problema das pessoas que com pressa de chamar o elevador carregam tanto no botão cima como no botão baixo, não percebendo que estão é a atrasar o sistema todo.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, relativamente aos semaforos, há muitos casos em que a estrada principal está sempre verde e só muda para vermelho quando algum carro chega à rua secundária ou que mudar de direção.
    usam sensores de peso/pressão para quando chegam ao semaforo vermelho "avisar" que tem gente :)

    ResponderEliminar
  3. Pior ainda são as pessoas que acham que os botões (cima/baixo) não servem para dizer para onde queremos ir mas sim para dizer ao elevador para onde se dirigir, assim:
    - Por exemplo: se estão no 3º andar, o elevador está no 1º e essas pessoas querem descer, olham para o indicador de posição do elevador e carregam para cima!!! AHHHH isso deixa-me mesmo fora de mim :)

    LOL quando carregamos num butão o elevador já sabe onde estamos e como lá chegar senhores desmiolados, a única coisa que ele ainda não sabe, por enquanto, é para onde queremos ir.

    Deviam dar aulas de elevador nas escolas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deviam dar aulas de elevador nas escolas :)

      apoio :D

      Eliminar
    2. 'quando carregamos num butão'. Referes-te a Butão o país ou botão? Isto de gozar com os outros sem ter em conta as próprias fragilidades... La dizia alguém de quem todos já ouvimos falar: quem nunca pecou que atire a primeira pedra.

      Eliminar
  4. Convido a quem quiser ver um elevador diferente, a vir à torre das antas (loja do cidadão) onde em vez de se chamar um dos 4 elevadores arbitrariamente, marca-se o piso para onde se quer ir e o sistema indica-nos em qual dos 4 elevadores devemos entrar. Isto é, a origem (local onde se está) e o destino (andar que se marca) são definidos à partida, ao contrário do usual onde o destino apenas é conhecido quando se embarca no elevador.

    ResponderEliminar
  5. Já há muita tecnologia nos semáforos, e só não há mais porque a prioridade (€) vai para outras coisas. Ainda no outro dia vi um programa qualquer sobre uma cidade americana que tinha tecnologia pioneira nesse campo (conjugada com outras, é certo) com resultados espetaculares.

    Por estes lados tenho ouvido muitas buzzwords sobre as cidades do futuro, as cidades tecnológicas (e afins), por isso, imagino que uma cidade inteligente ou ataque o trânsito de frente com tudo o que é tecnologia ou então o elimine em 100%...

    Vamos ver o que vai resultar com este novo CEO da M$ (Eu aposto na venda da xbox a curto prazo).

    ResponderEliminar
  6. Um sistema bem menos complexo, que resolve a maior parte dos problemas, é o que está instalado nas torras das Amoreiras à mais de 10 anos.

    Quando te aproximas do elevador, não carregas nem para cima, nem para baixo.
    Metes o andar para onde vais, e a consola, diz-te para ires no elevador A,B,C,D ou E.
    Quando esse elevador pára no teu andar, entras, e já está programado para parar onde pediste.

    Simples e muito eficaz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O edifício da Nintendo no oriente tem exactamente o mesmo sistema que o JP fala, funciona muito bem.

      Eliminar
  7. Se calhar o semáforo virou vermelho por ir em excesso de velocidade!

    ResponderEliminar
  8. Quanto aos Elevadores, já existem sistemas inteligentes como os que já foram referidos aqui, marcando o andar que queremos ir, e ele indica qual o elevador que devemos apanhar.
    Como exemplo conheço o do Edifício da Optimus no Parque das Nações.

    Relativamente aos semáforos, não sei se a gestão dos mesmos é feita Online, ou Offline...
    Mas de madrugada, tenho sempre o cuidado de parar nos mesmos como se fossem STOP. Se não houverem peões a atravessar, ou carros a cruzar, simplesmente atravesso.
    Já tive o azar de me cruzar com a autoridade por 2x, e após explicar a minha teoria, e prática, pois nalgumas cidades do Brasil, os semáforos passam a intermitentes após as 22h/23h, para evitar Car Jackings, e o aviso da praxe, que é perfeitamente normal, e mostraram-se compreensivos. Mas também iam multar ou tirar-me a carta... só se estivessem num dia mau!
    Agora toda esta gestão de tráfico é o futuro, mas a regra de ouro é que a velocidade/pressa é inimiga da perfeição!
    E isso reflecte-se nos automoveis! Se todos andassem a uma velocidade cruzeiro e não houvessem chicos-espertos a atravessarem-se, obrigado o carro de trás a travar e por consequente, gerar travagens por centenas de metros...
    Por isso é que prefiro andar sempre à direita em velocidade cruzeiro, poupo nos calços do travão, na gasolina, e nos sustos (tirando o pessoal nas faixas de aceleração, que muitas vezes se prolongam por muitos metros, mas insistem em cortar logo de rompante, quando nem sequer levam a aceleração adequada para entrar no fluxo de transito...)
    Mas já temos o Google a tomar conta de nós com o Google Now e brevemente com Auto-Pilot nos nossos carros :D

    ResponderEliminar