2014/02/05

Apple quer pôr-nos a dormir melhor?


Enquanto algumas empresas lutam por nos manter acordados, parece que na Apple um dos seus trunfos poderá ser... fazer-nos dormir melhor. Pelo menos é isso que se poderá esperar depois da sua última aquisição que também se imagina estar relacionada com o "mitológico" iWatch que por este andar irá ser capaz de fazer tudo e mais alguma coisa e trazer a paz ao mundo.

Se as funcionalidades do iWatch continuarão a ser algo que poderá ser manipulado ao sabor dos rumores e vontades de qualquer um; há coisas que continuam a ser bem reais. Depois das inúmeras aquisições de empresas e especialistas em diversas áreas, agora é a vez da Apple ir buscar à Philips um especialista em investigação do sono que também vasta experiência em wearables e métodos de melhorar o sono sem recorrer a fármacos.

Mesmo que os resultados práticos desta aquisição não se venham a fazer sentir a curto prazo, parece ser evidente que a Apple está interessada em todo o tipo de registo de actividades, dados médicos, e também do sono. E sabendo-se o quanto o sono (e mais concretamente a falta dele) é capaz de influenciar o nosso comportamento e rendimento; parece-me que esta é uma daquelas áreas onde milhões de pessoas agradeceriam toda a ajuda possível.

Uma coisa tão simples como um sistema que nos acorda "no momento certo" faz toda a diferença entre acordarmos com vontade de sair da cama... ou com vontade de nos voltamos para o lado para dormir "só mais 15 minutos"... que depois se transformam em meia-hora ou mais. Com (mais) esta aquisição, a pressão sobe ainda mais quanto às expectativas do que o futuro iWatch e ou equipamentos relacionados poderão fazer. Vamos lá ver se depois não resulta numa enorme desilusão.

1 comentário:

  1. O dilema do califa Omar quando mandou queimar a biblioteca de Alexandria: "Se os livros da biblioteca dizem o contrário do Alcorão são heréticos - queimem-se. Se dizem o mesmo são inúteis - queimem-se na mesma."

    O iWatch parece o mesmo - se toca antes da hora do despertador é inútil porque ninguém se levanta, se toca depois é inútil porque ninguém se pode dar a esse luxo. Queime-se.

    Já os bio-sensores de que também se fala parecem interessantes
    http://www.idownloadblog.com/2014/01/17/apple-hires-medical-sensor-experts/

    ResponderEliminar