2014/02/08

Nvidia FLEX - simulação de materiais flexíveis


Os computadores são excelentes a lidar e calcular o comportamento de objectos rígidos. No entanto, quando se trata de tentar recriar elementos do dia a dia que têm propriedade mais fluidas ou flexíveis, as coisas complicam-se bastante. A Nvidia tem um sistema chamado FLEX com o qual quer adicionar um realismo sem precedentes a jogos e outros programas de modelação 3D.

Com este FLEX, recriar elementos como líquidos, areia, tecidos, balões, e objectos "moles", torna-se bastante mais simples, e com a vantagem adicional de se poderem misturar todos eles e interagirem realisticamente uns com os outros. Num dos exemplos podemos ver balões que foram enchidos com água, e que quando são furados, dependendo da força, tamanho e local do furo, podem fazer jorrar um jacto de água... ou simplesmente arrebentarem de uma só vez.

Que quer isto dizer? Que em breve deveremos ter jogos que nos farão esquecer os dias em que a interacção entre os personagens (ou objectos) que controlamos com o resto do ambiente virtual do jogo se limitava a ser algo artificial e falsificado.

Se este sistema já se desenrascava bastante bem numa Nvidia GTX680, não deverá oferecer problemas nas novas 780 e na nova geração 880 que deverá estar para chegar nos próximos meses. Esperemos que depois os jogos tirem partido disso, como no caso da gestão de fumo melhorada que podemos ter no Assassin's Creed V (no video que se segue ao da demonstração do FLEX).



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)