2014/03/06
Getty Images disponibiliza imagens gratuitamente para todos
A questão dos direitos de autor na internet são um tópico sempre quente. Mas por vezes há que reconhecer que não vale a pena insistir cegamente que todo o mundo está errado e que só nós é que estamos correctos. Neste caso, a Getty Images decidiu que "se não os podes vencer... junta-te a eles" - ou neste caso: se não podes impedir que todos utilizem as tuas imagens sem autorização, simplifica o processo para que o possam fazer gratuitamente de forma... legal.
A Getty Images é uma empresa que há quase duas décadas disponibiliza imagens digitais para todo o tipo de utilizações. E como todas as demais empresas do género, vê-se forçada a enfrentar um tsunami imparável de milhões de pessoas que usam as suas imagens sem a devida permissão. Uma das opções seria tentar perseguir todo e cada utilizador que colocasse uma das suas imagens na internet - o que implicaria perseguir pessoas que podem nem ter consciência do que estão a fazer, e pesquisam no Google por uma imagem para ilustrar qualquer coisa sem perder um segundo que seja a pensar na sua origem ou se terão o direito de a utilizar.
Outra opção, talvez mais inteligente, será optar por algo como a que a Getty agora fez: disponibilizar gratuitamente as suas imagens para todos os que as quiserem utilizar (para uso não comercial, entenda-se).
A única coisa que a Getty Image fez, é em vez de disponibilizar a imagem "pura", optou por utilizar um sistema de integração da imagem na página ao estilo de um "embed" de outros conteúdos (como o YouTube por exemplo), que lhes permite mostrar a origem da foto assim como ter um controlo sobre a quantidade de vezes que a imagem é vista, partilhada, etc. Uma opção que penso que não irá chocar quem pretende usar uma imagem sem ter que pagar por isso.
... Agora interrogo-me se no futuro este mesmo tipo de coisa não se poderá vir a tornar no método ideal para ter acesso a conteúdos que as pessoas se habituaram a ter/usar gratuitamente - e que poderia ser aplicado também a músicas, filmes, jogos, etc. As próprias empresas facilitariam o método de partilha entre todos, mas garantindo que era feito "da forma correcta". Ou será que pensam que o método de dificultar ao máximo a utilização destes conteúdos (a quem paga por ele), e perseguir "o resto do mundo", obterá melhores resultados?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)