2014/05/10

Crysis em resolução 8K


O Crysis tem sido um jogo que desde o seu início se tornou na referência daquilo que os computadores e placas gráficas são capazes de fazer, proporcionando uma qualidade de imagem impressionante a todos os que tiverem o hardware necessário para o correr com "tudo no máximo". Mas se ainda agora é difícil encontrar máquinas que o consigam correr a mais de 60fps em Full HD sem se recorrer a sistemas SLI/Crossfire com múltiplos GPUs... que tal espreitar como este jogo ficaria numa resolução 8K?

É certo que ainda agora começarmos a dar os primeiros passos nas resoluções Ultra HD 4K, e as placas gráficas já têm que se esforçar para calcular os mais de 8 milhões de pixeis que queremos ver a voar pelo ecrã a 60fps. Mas um jogador conhecido como K-putt achou que 4K não era suficiente para mostrar a beleza deste jogo, e recorreu a um hack para fazer com que o Crysis 3 gerasse imagens em resolução 8K.

O resultado é visualmente impressionante, e nem o facto de as imagens terem sido renderizadas a 8000x3333 pixeis em vez dos esperados 7680x4320 afectam negativamente a galeria de imagens que podem apreciar em resolução total no seu Flickr. Com cada uma destas imagens a ocupar mais de 20MB já se fica com uma ideia do que jogar a estas resoluções representaria (seriam 26.6MP x 60fps, ou seja, cerca de 1.6 Gigapixels/segundo).


Coisa que, nem será necessário referir, não é actualmente possível. Mesmo com uma máquina bem potente, o Crysis 3 a estas resoluções corria a uns ultra-vagarosos 2fps - um verdadeiro slideshow. Claro que também temos o pequeno detalhe de actualmente nem sequer se conseguir arranjar um ecrã com resolução 8K (embora isso até se desenrascasse usando quatro monitores Ultra HD 4K). Ou seja, ainda será necessário aumentar a potência dos CPUs/GPUs em mais 30 vezes para que este jogo possa ser jogado nestas resoluções da forma pretendida.

Alguém quer arriscar com um ano para que isso passe a ser possível? 2020, 2030?

(O que sei é que quando comecei a jogar nos PCs "a sério" - recordo-me de batalhar para ter uma máquina capaz de jogar a 1024x768 pixeis, e tinha amigos que me diziam que era louco, pois os 800x600 "eram mais que suficientes! :)

6 comentários:

  1. Dependerá dos preços dos monitores... Quando baixarem e o consumidor exigir, a tecnologia aparece.

    Agora 30.000€ por um TV Ultra HD (creio eu, na MediaMarket) não está acessível ao grande público.

    Lembras-te de quanto custavam os monitores Full HD no início? Eu não tenho noção nenhuma...

    ResponderEliminar
  2. wow as imagens são fantásticas! Ainda me lembro da altura em que havia um jogo de PC qualquer (ou foi o need for speed ou um jogo qualquer de Nascar) que, por eu ter um 486 DX2 66 MHz e 8 MB RAM me permitía renderizar o jogo a 640x480 ao invés de 320x240, e com texturas superiores! Fui a sensação no meio de amigos!

    Ė preciso pensar que a diferença de resolução não é linear a nível perceptivo. QVGA para VGA é uma diferença enorme, VGA (DVD NTSC) para 720p também, mas daí para a frente as diferenças são sempre menores. Claro que quanto maior o ecrã maior a necessidade de pixeis.

    Em todo o caso um dos problemas disto é a optimização do código: o Carmack e outros de renome chegaram a comentar que certos motores gráficos ficaram 3 a 5x mais potentes só com melhorias no código. Depois as gráficas quando não são desenhadas para render nessas resoluções, são extremamente ineficientes.

    Claro que podemos pedir à IBM que nos empreste o computador de milhares de CPU que tem e renderizar isso em 8k a 60 fps ;-)

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro de jogar GTA Vice City na PS2 e amigos meus a dizer...melhor que isto impossivel XD
    Aponto para 2020 o preço é que é outra coisa a imaginar XD

    ResponderEliminar
  4. Com a cloud a processar o cenário, e um pc bem equipado (ssd ''dos rápidos'') e uma boa ligação a internet (google fiber), acho que é um realidade para breve para alguns afortunados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para a cloud processar isso tudo, tens que ter uma conexäo de internet à altura, e isso näo acontecerá nos próximos anos ;-)

      Mas prevejo que os 4k cheguem em breve às massas, e gráficas à altura também.

      A pergunta é: o que faz um jogo ser divertido? 8k e texturas "reais" ou...uma ideia creativa e interessante?

      Eliminar
    2. Quando se fala de gráficos aparece sempre o argumento que gráficos não são tudo e é preciso também ter boa jogabilidade (ou outra característica qq). Pois eu respondo sempre da mesma maneira: a jogabilidade não é tudo, é preciso também ter bons gráficos!! Resumindo, eu gosto de gráficos bonitos e preciso deles nos meus jogos :D

      Eliminar