Os robots ainda têm alguma dificuldade em se locomoverem em apenas duas pernas, mas no Kickstarter há um projecto que quer tornar realidade robots corredores capazes de nos deixar ficar para trás a alta-velocidade... e seguindo a velha máxima "se duas pernas não cheguem, adicionem-se mais".
Em vez de complexos sistemas de movimentação de pernas que simulem um humano, estes OutRunner recorrem a um design bem mais simples: pernas rotativas. Imaginem uma roda onde não existe roda e ficam apenas os raios que a suportam, e basicamente é isso - com cada uma dessas "pernas" a ter uma suspensão independente para que o movimento do robot seja minimamente estável. Aliás, para o provar, na página do projecto podemos ver o robot a correr com um número reduzido de pernas, e mantendo a estabilidade - embora nos projectos oficiais, tenhamos robots com até 12 pernas.
Os OutRunners irão estar disponíveis em duas versões: o OutRunner Core será o modelo base, com 6 pernas, autonomia para 1h e podendo atingir uma velocidade máxima de 16Km/h; o OutRunner Performance, poderá ter 12 pernas, autonomia para 2h, velocidade máxima de 32Km/h, e inclui uma câmara HD para streaming em tempo real. Ambos os robots podem ser controlados remotamente, com a mudança de direcção a ser feita mudando-se o centro de massa do robot. (Fico curioso para ver como será o processo de arranque e viragem a baixa velocidade - e também de como poderia funcionar um modelo em escala gigante que pudesse transportar uma pessoa no seu interior! :)
Qual a vantagem face à utilização de rodas normais? Desta forma estes pequenos robots corredores podem correr sobre obstáculos que bloqueariam um robot com rodas.
Se estiverem interessados, o OutRunner Core começa nos $249 em kit (cerca de 180 euros); enquanto que a versão mais acelerada, o OutRunner Performance, fica por $799 (cerca de 580 euros.)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)