2014/05/28

Valve adia Steam Machines para 2015


Não é fácil criar uma nova plataforma, nem mesmo quando se conta com o apoio (quase) incondicional de vários milhões de jogadores. Que o diga a Valve, que agora veio dar as más notícias: de que as suas Steam Machines já não irão chegar ao mercado este ano, ficando adiadas para 2015.

É um adiamento que entristecerá quem esperasse que esta nova plataforma promovesse os PCs enquanto máquinas de jogo mais potentes e versáteis que as actuais consolas "next-gen", mas que é facilmente explicado pela necessidade de ser "bem feito". Um lançamento acelerado que depois se venha a revelar cheio de falhas e lacunas, e sem uma selecção de jogos "AAA", seria meio-caminho andado para o falhanço do projecto. Daí que seja melhor adiar o lançamento até que estejam reunidas as condições ideais para potenciar o seu sucesso.

Continuo a dizer que a Valve tinha uma forma bem fácil de conseguir isso de forma relativamente fácil: bastaria acompanhar o lançamento das Steam Machines com um Half-Life 3 em exclusivo para Steam OS durante algum tempo, só disponibilizando o jogo para as restantes plataformas alguns meses mais tarde! :)

4 comentários:

  1. A Valve está desesperada porque o Windows agora tem sua própria loja. Desde o lançamento deu pra perceber isso, fazendo criticas irracionais e correndo pro Linux. O Steam Machine deve ter sido planejado as pressas e deu nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, lol.

      Própria loja? Dizes aquela porcaria de loja... Queres dizer tu!
      Linux... GNU/Linux! Linux é um kernel!

      Steam tem milhões de users! E as últimas notícias indicam que não é só a Valve que está a mudar-se para GNU/Linux...

      Não deu nisso. É uma estratégia de marketing. Quem sabe se não virá melhor apretechada!

      Que raio de fazer críticas "non sense".

      Eliminar
  2. Desesperada!??? Uma plaforma que tem milhões de jogadores online ao mesmo tempo!? Que tem jogos como CoD, XCom, Watch_Dogs, Wolfenstein the New Order, etc... Quem gosta de jogos a sério nem sequer abre a store do windows! É boa para quem gosta de joguinhos de telemovel!...
    Se o sr Gabe quizer, o windows continua, se fugir para o Linux... acho que muitos irão abandonar o windows (eu inclusive, que só uso para jogar).
    Acho que está uma plataforma incrivel (tenho dezenas de jogos) e não tem nada a temer com a Store do Windows! São duas coisas incomparáveis!!!
    Digo mesmo que o Windows só terá a ganhar se ajudar o Steam.

    ResponderEliminar
  3. Pedro, o Linux tem um problema de fragmentação gigantesco, demasiadas distros e não existe uma plataforma de API - DRIVER como a do Windows. So isso faz com que o Windows seja "a plataforma", e nem o OSX consegue competir como plataforma para jogos. Para trabalho passa-se o mesmo se bem que o OSX aqui está par a par com o Windows (filosofias distintas).

    O Windows serve para tudo, inclusive a nível empresarial. E a Microsoft da suporte, acções de formação, ferramentas, etc etc. O OSX a nível pessoal também, e o Linux.....bem....tem a comunidade. Dai que apesar de excelente ferramenta para nichos, não sai daí...nicho.

    Para a esmagadora maioria das pessoas LINUX = demasiado trabalho! demasiada complicação, demasiados comandos. O básico do UI é tão ou mais intuitivo que o Windows em várias distros, mas mal se sai daí.........trabalhos e mais trabalhos. Enquanto o Linux for "só para PROS" nunca irá a nenhum lado fora do nicho.

    ResponderEliminar