2014/06/10

Apresentação dos Nokia Lumia 630 e 930

Decorreu na passada semana em Lisboa nas instalações da Microsoft Portugal, a apresentação dos novos smartphones Nokia Lumia 630 e 930, assim como do novo Windows Phone 8.1. O Luis Costa esteve lá e conta-nos todas as novidades.


Depois de um processo atribulado de arranque de uma nova plataforma mobile e de muitos atrasos, a Microsoft parece ter finalmente entrado em velocidade de cruzeiro com os seus Windows Phone, sendo uma das poucas plataformas que tem sentido um crescimento substancial (face ao abrandamento das outras mais populares que já começam a enfrentar a saturação do mercado). Agora, é tempo de ficamos a conhecer os novos Lumia 630 e 930 com os quais irá enfrentar esta época de Verão.

Estes são os primeiros dois equipamentos a ser lançados após a conclusão do processo de integração das duas empresas. Foi portanto uma excelente oportunidade para João Couto, o director geral da Microsoft Portugal apresentar um breve ponto de situação face ao mercado e às apostas da empresa.

As principais tendências (móvel, social,big data, nuvem) permanecem inalteradas, a aposta continua a ser nestes segmentos. A Microsoft passou de uma posição dominante no mercado para apenas 12% devido aos novos equipamentos e formatos. Entrou agora num comboio em andamento... A aposta inicial nos topos de gama foi agora revista em função das tendências em mobilidade. A penetração agora terá de ser no segmento médio e de entrada.

Os feature phone irão a curto prazo ser substituídos pelos smartphones. É um fim esperado, e que está cada vez mais perto de acontecer face à crescente oferta de equipamentos a preços cada vez mais baixos, e que serão aceleradas pelas exigências profissionais num ambiente multi devices .



A mobilidade na nuvem em primeiro lugar. É neste campo que a Microsoft aposta. A nova estratégia implica desenvolver os serviços de raiz para todas as plataformas. A aposto no lançamento do Office para iPad, com o sucesso que lhe foi reconhecido, é um excelente exemplo de como esta pode ser uma boa aposta. (Por falar nisso, continuamos a aguardar o lançamento para tablet Android... ;)

Outro factor interessante e que importa relembrar é passagem do Windows Phone a gratuito para equipamentos com menos de 9 polegadas, algo que porventura (como amplamente aqui debatido...) deveria ter acontecido logo desde o início para acelerar a massificação desta nova plataforma.



De seguida foi tempo para uma pequena retrospectiva da evolução dos Lumia, com destaque para os modelos 1020 e 520 - devido à câmara e volume de vendas, respectivamente.

A cor, segundo os estudos de mercado, tem um grande peso da decisão do cliente e satisfação pós venda. As novas ofertas procuram fornecer uma gama de produtos que cubra todos os segmentos. O software, jogos e aplicações são uns dos suportes dos sistemas operativos para equipamentos móveis. Segundo os dados fornecidos pela Microsoft, 80% das aplicações no top Android e iOS já existem para Windows Phone, algo que é um bom indicador para quem deseje optar por este SO.


O Windows 8.1 está segundo a Microsoft, mais pessoal, inovador e produtivo. Não me irei alongar muito neste campo. As novidades que tivemos oportunidade de visualizar, embora não sejam algo revolucionárias, são interessantes, e a elas voltaremos aquando dos testes a realizar aos novos equipamentos. Não posso contudo deixar de tecer um comentário pessoal: um pouco à semelhança do que aconteceu com a apresentação do iOS 8, foi curioso verificar que muitas das "novidades" apresentadas são coisas que os utilizadores Android já conhecem há bastante tempo.


O novo Lumia 630, para a gama de entrada, conta com um quad-core e ecrã de 4.5" e já está à venda no nosso país por uns concorrenciais 189,90€ em versão dual SIM. A versão Single SIM só estará disponível para operadores. Nos próximos meses chegará uma versão com LTE (635).


O 930 apresenta-se como um digno sucessor do 920, com um ecrã Full HD de 5", um quad-core 2.2GHz e câmara Pureview de 20MP. Harware de topo, e preço (a definir) a condizer, com toda a certeza.


É sempre interessante verificar que um gigante como a Microsoft, mesmo depois de um começo atribulado, parece agora estabilizar a sua aposta no segmento móvel, o que só pode representar boas notícias para os utilizadores. Resta agora esperar pelas próximas evoluções do Windows Phone, e pelo destino a dar ao RT, algo que ainda está nos segredo dos deuses.

1 comentário:

  1. O Lumia 930 já se encontra listado na Orange.pt por 549,99€.

    Fiquei curioso à cerca das recentes declarações da Microsoft, em que "prometeram" uma descida generalizada de preços(Smartphones e Tablet´s) ainda este ano.

    Portanto, teremos futuramente em campo dois sistemas em disputa acentuada de preço, inclusive, nos topos de gama de cada plataforma. Resta saber se a Apple continuará com a sua política exclusiva, ou melhor, se o publico em geral continuará a despender esses montantes cada vez mais "injustificáveis".

    ResponderEliminar