2014/06/27

Emparelhamento "mágico" do Chromecast é feito via ultra-sons


Uma das novidades do Chromecast apresentadas no Google IO é passar a ser possível enviar conteúdos para um Chromecast que esteja por perto, mesmo que não se esteja na mesma rede WiFi. Isso causou desde logo bastante curiosidade sobre a forma como seria feito... e agora ficamos a saber que não é "por magia" mas sim recorrendo a ultra-sons.

Quando se tem um Chromecast na mesma rede, é fácil descobrir que ele está lá. No entanto, imaginem que chegam a casa um conhecido, sem que tenham acesso à sua rede WiFi, e desejem mostrar-lhe algo no seu televisor usando o seu Chromecast. Como é que o vosso smartphone, ligado à rede móvel, sabe que tem um Chromecast ali ao lado?

Uma das possibilidades poderia ser usando bluetooth (tipo iBeacon), mas o Chromecast não tem bluetooth; outra seria usando uma rede adhoc WiFi, mas isso não evitaria que pudessem estar a apanhar o Chromecast do vizinho no outro lado da parede. A solução recorre a um sistema que já tinha sido demonstrado por um engenheiro do Google noutro projecto ano passado: ultra-sons. Um sistema que já levou o Google a comprar também uma empresa que usava esta mesma técnica para permitir logins sem passwords.

O Chromecast envia uma identificação usando ultra-sons, que são reproduzidos pelo televisor/colunas a que está ligado, e que são inaudíveis para nós mas não para o microfone de um smartphone, que os poderá usar para identificar um Chromecast que esteja por perto. É um processo engraçado, mas como se torna evidente, impede que se faça o pairing automático com um Chromecast que esteja ligado a um monitor sem colunas; ou a um televisor com o som desligado (de qualquer forma, continua a ser possível ligarem-se ao Chromecast usando um código PIN manual).

Portanto, se tiverem animais de estimação que subitamente comecem a uivar quando estiverem a fazer uma ligação com um Chromecast... já ficam a saber do que poderá ser. ;)

2 comentários:

  1. O engraçado é pensar que usar ultra-sons é uma novidade.
    Em 1973 os comandos de TV funcionavam desta forma.

    ResponderEliminar