2014/06/27

Parte "preta" do ecrã do Moto 360 já é alvo de críticas


O Moto 360 pode estar a cativar muita gente, mas há quem já o esteja a apelidar de "Moto 324" devido à secção inferior onde o seu ecrã circular dá lugar a uma parte preta sem qualquer função visível.

Infelizmente, é uma daquelas limitações para as quais não se pode fazer muito. Os LCDs necessitam de circuitos em redor do ecrã, que tradicionalmente obrigam a que existam alguns milímetros ocupados para além dos pixeis propriamente ditos, e que são responsáveis pela sua activação (em linhas e colunas).

[imagem em detalhe dos "drivers" das colunas de pixeis num LCD]

Os fabricantes têm desenvolvido novas formas de minimizar este espaço, e que podemos ver em acção em dispositivos como o LG G2 e G3, que têm margens cada vez mais reduzidas nas partes laterais do ecrã, mas onde continua a ser necessário usar uma área para este efeito (que pode passar mais despercebida na secção inferior ou superior do ecrã). E no caso do ecrã circular usado pelo Moto 360 será também este o caso, só que num ecrã cicular não há nenhuma secção "superior/inferior" onde seja possível disfarçar esse espaço - obrigando à tal existência daquela secção "desperdiçada".

Talvez num futuro não muito distante, com o novo sistema desenvolvido pela Sharp para a criação dos LCDs de qualquer formato, se possam ter LCDs completamente circulares sem que seja necessário essa secção - mas, parece-me que mesmo nesses, embora seja possível ter margens reduzidas em grande parte do seu perfil, continuará a ser necessário ter uma pequena zona reservada para estes circuitos electrónicos.

Mas temos também que nos lembrar que estamos perante as primeiras gerações destes equipamentos e ecrãs. Olhando-se para a evolução que tem havido nos últimos anos, não me parece difícil imaginar que neste momento existam muitas pessoas a tratar de resolver este pequeno detalhes, de modo a que o próximo Moto 360 já possa contar com um ecrã circular com 100% de área útil - e quando isso se tornar possível, tornar-se-á também possível criar um smartphone cuja superfície frontal seja 100% ecrã sem necessidade de molduras em seu redor.

... Talvez já para 2015?

4 comentários:

  1. Era preferível terem colocado esse espaço em preto em redor do visor

    ResponderEliminar
  2. Ou no limite colocavam o logotipo da marca, como aconteçe nas psvitas por exemplo. Pelo menos ficariam todos menos revoltados com este pequeno grande detalhe.

    ResponderEliminar
  3. http://cl.ly/image/1j2r0b0Y292b

    ResponderEliminar
  4. Continua a ser o melhor dispositivo de todos os apresentados. E a meu ver, não havia uma solução correcta!
    Eu estou impaciente para que este chegue ao mercado e possa experimentar um!

    ResponderEliminar