2014/06/08

Neutralidade da Internet explicada "como deve ser" em programa satírico


Nem sei bem o que pensar quando vemos cada vez mais assuntos sérios serem melhor abordados e explicados em termos "que se entendem" por programas satíricos, mas desta vez temos mais um excelente exemplo relativo ao importante tema da neutralidade da internet.

Se na Europa a coisa parece estar aparentemente controlada e assegurada, quanto a tratar todos os dados de igual forma (embora, como sempre, existam várias interpretações e omissões que podem fazer com que os operadores o entendam de forma diferente), nos EUA a coisa está bem mais complicada, e a própria FCC parece ter uma posição que abre as portas à possibilidade de se ter uma internet a "duas velocidades": uma mais rápida para os serviços que pagarem por isso, e outra para os restantes (algo explicado no vídeo... pois ficamos a saber que o homem que está actualmente à frente da FCC, era o anterior responsável pelo lobby dos operadores em Washington!)

Como sempre, os operadores defendem-se dizendo que não será o caso de uma internet "lenta" e outra "rápida", mas sim de uma "rápida" e outra "hiper-rápida"... mas penso que todos conseguirão "interpretar" bem o que isso quererá dizer na realidade.


O que é certo é que os serviços que gastam mais tráfego já têm notado as manobras dos operadores, como é o caso do Netflix, que a certa altura começou a ver o seu serviço chegar a casa dos clientes de forma cada vez mais lenta, e sendo forçado a pagar aos operadores para que as velocidades regressassem ao normal.

E se dúvidas houvesse que coisas muito estranhas se passam com todo este processo, o que dizer dos grupos de "consumidores" que pretendem fazer passar a ideia de que tudo isto é bom para o público... mas que afinal foram criados pelos próprios operadores?

Fiquem com 13 minutos que fazem mais por explicar os monopólios dos operadores e os atropelos à dita neutralidade, do que os noticiários que o deveriam fazer.

1 comentário:

  1. O tempo está a ficar melhor. Acho melhor voltar a pegar na bicicleta e desfrutar de uns passeios!
    Para mim a internet só tem o valor que eu lhe quiser dar, não aquilo que por ela me fazem pagar, para depois ter cortes e intrusões ridículas!

    ResponderEliminar