2014/06/24

Vodafone passa a vender telemóveis livres e desbloqueia gratuitamente os já vendidos... em Espanha


Fale-se de comprar telemóveis desbloqueados e tentar desbloqueá-los, e rapidamente surgem inúmeros relatos aterrorizantes e absurdos que nos fazem pensar se vivemos num mundo real... ou surreal. Mas em Espanha, onde a concorrência parece ir funcionando de melhor forma que a nossa, foi agora a vez da Vodafone começar a vender telemóveis desbloqueados e a desbloquear gratuitamente os equipamentos já vendidos.

Não se pense que a Vodafone foi pioneira nesta decisão, que mais parece ter sido "sacada a saca-rolhas". A primeira operadora a fazê-lo foi a Movistar, seguida da Orange, e só agora a Vodafone revelou que irá começar a fazer o mesmo, começando pelo LG G3 que será vendido desbloqueado, mas pretendendo fazer o mesmo para os novos modelos que vierem a ser adicionados ao seu catálogo. Para além de vender estes novos modelos desbloqueados, também os equipamentos já vendidos terão um processo de desbloqueio simplificado e gratuito no final dos respectivos contratos.

Ora... a mim já me faz confusão pensar porque motivo as coisas não foram sempre assim: se alguém compra um telemóvel num operador com contrato de permanência, tanto lhes faz que o telemóvel esteja desbloqueado ou não - pois o cliente tem o compromisso de pagar aquelas mensalidades durante o período contratado. Mais absurdo ainda, é que embora no nosso país as operadoras estejam igualmente obrigadas a desbloquear gratuitamente os telemóveis no final do contrato, para as pessoas que comprarem um equipamento bloqueado continuam a poder ser cobrados valores exorbitantes - mesmo que já se tenham passados vários anos (e pagando mensalidades durante todo esse período). É completamente obsceno e de uma injustiça tremenda.

Talvez agora que a Anacom parece ter decidido começar a fazer aquilo que lhe compete... talvez possa dar uma palavrinha aos operadores neste sentido? E melhor ainda... que tal algum dos nossos operadores começar também a apostar na venda dos telemóveis livres, não de forma ocasional e ao abrigo de um qualquer campanha especial, mas sim passar a fazê-lo de forma habitual e definitiva?

7 comentários:

  1. É realmente uma incongruência, embora eu não tenha nada a dizer da Vodafone no que toca a desbloqueios. Já precisei desbloquear 3 equipamentos, 2 após o fim do contrato e um a faltar 8 meses para o fim do vínculo. No primeiro caso não paguei nada e o desbloqueio foi fácil e rápido. No segundo caso paguei €25, o que tratando-se de um iPhone 4 não considerei um valor absurdo.

    ResponderEliminar
  2. Vivo e Espanha e garanto que isto é uma enorme mentira, os preços praticados aqui são um absurdo se os compararmos com Portugal, eu pago 36cent sempre que quero ver o meu saldo movistar, já para não falar nos preços absurdos que aqui se praticam, isto só pode ser boato, de fato ouvi algo sobre a vodafone vender desbloqueados mas nada de concreto ainda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo a fonte que referi - e como indiquei - o primeiro modelo que será vendido desbloqueado será o novo LG G3, Se/quando passares numa loja Vodafone, comprova se efectivamente é o caso ou não.

      Eliminar
  3. Em tempos desbloqueei um Nokia N8 comprado na Radio Popular e "agregado" à Vodafone sem contrato e sem recorrer ao Clube Viva. A verdade é que também a mim me desbloquearam o equipamento(decorria o 13º mês após a compra) sem quaisquer custos, mas pela lei da altura e atual teria sim que pagar no minimo 50€... como aconteceu não sei. Fiz o pedido por telefone e o funcionário na altura só me pediu a data de compra, loja, nif e o valor pago(pediu-me o valor final com desconto, que surtiu de uma campanha sem IVA e talvez tenha sido isso).

    Concordo plenamente com o ponto de vista do post, pois também acho as normas de desbloqueio uma anedota.

    No entanto, na minha modesta opinião tenho a dizer que adquirir smartphones agregados ás operadoras nunca mais... pois, só o facto de trazer um "firmware" alterado pela operadora retira-me qualquer dúvida nesse quesito.
    Foi e é um problema esperar pelas atualizações desses equipamentos, mesmo que os respectivos OS´s já tenham liberado a respectiva "ordem" há bastante tempo. Já os livres de fábrica recebem as atualizações prontamente...

    Portanto, nada como um Smartphone desbloqueado/livre de origem...
    Falta saber se em Espanha a Vodafone está a vendê-los com a tal customização, que é o mais provável, e se assim for deixa de ser uma enorme vantagem...

    Ainda assim, em Espanha os Smartphones são vendidos na sua maioria por custos reduzidos agregados a um plano mensal, o que na verdade continuará a "prender" a maioria dos clientes por lá... mas sem dúvida que é uma mais valia... A nossa Anacom que "ponha os olhinhos!!"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à questão das actualizações, não sei se se verificará também nas outras marcas, mas relativamente aos Samsung que já tive, posso afirmar por experiência própria que a Vodafone lançou as actualizações do SO Android antes de a própria Samsung lançar para os seus desbloqueados.

      Eliminar
  4. QUAL É A NOVIDADE.....A UZO vende telemoveis livres há nove anos!!!!!!!!(desde que surgiu no mercado).

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar