2014/07/04

Inquérito revela a dependência nos smartphones


Não será necessário nenhum inquérito para ver que grande parte da sociedade está "viciada" nos seus smartphones - bastará irmos a um qualquer centro comercial, café ou restaurante, para encontramos grupos de pessoas em que cada uma está de olhos postos no seu smartphone. Mas mesmo assim os inquéritos podem revelar dados curiosos, como o de algumas mais facilmente dispensarem os amigos por uma semana do que os seus smartphones.

Este inquérito diz respeito a utilizadores americanos, e com uma amostra de apenas 500 pessoas não me parece que deva ser levado demasiado a sério - mas ainda assim faz-nos (re)pensar na relação que temos com os nossos dispositivos mobile:

  • 74% das pessoas passam o dia com o smartphone "sempre à mão" 
  • 60% dormem com eles (84% no segmento dos 18-29 anos) - e 53% não o silenciam
  • 20% dos jovens dos 16-20 passam mais de 5h por dia a usar o smartphone
  • 17% preferia ficar sem o melhor amigo por uma semana do que sem o smartphone
Será que isto demonstra que a nossa dependência nestas ferramentas está a passar o limite do razoável? Deveríamos realmente deixar que estes dispositivos (úteis, é certo) comecem a tornar-se mais "valiosos" para nós do que os nossos amigos?

Sem dúvida que são coisas que não podem ser generalizadas, e não será pelo facto de alguém poder ser usar frequentemente um smartphone durante horas por dia que impede que essa mesma pessoa depois possa estar o fim-de-semana todo a socializar com amigos. Mas sempre dá que pensar, e obrigará cada um a reflectir um pouco na sua relação com os smartphones... e com as outras pessoas.

Por cá, a nossa política é simples: gadgets e tecnologia são coisa que nos agrada muito - mas se puderem ser discutidas e partilhadas em grupo enquanto se come uma francesinha... são ainda melhores! :)

1 comentário:

  1. Anónimo4/7/14 23:46

    http://xkcd.com/1227/ Cada vez que sai um "estudo" desses...

    ResponderEliminar