2014/08/22

TestDisk e PhotoRec - Recuperação de dados e fotografias


Já sabemos que por muito que se insista na extrema importância dos backups, por vezes lá temos que lidar com situações "desastrosas" de alguém que viu os seus preciosos dados desaparecerem de um momento para o outro. Quando tudo parece perdido, há programas que permitem realizar autênticos milagres na recuperação de dados, e hoje apresento-vos o TestDisk e o PhotoRec.


Estes programas gratuitos e open-source já têm salvo muito utilizadores desesperados que já imaginavam viver o resto das suas vidas a lamentar a perda de todo o histórico de fotos de família.

O TestDisk é um programa que se destina a recuperar discos que foram corrompidos ou alvo de algum "acidente", e entre as suas capacidades encontramos coisas como: correcção e recuperação de partições apagadas; recuperação do boot sector num disco FAT32; correcção da FAT; reconstrução do boot sector em discos NTFS; correcção da MFT; recuperação de ficheiros eliminados em discos FAT, exFAT, NTFS, e ext2; e muito mais.

Mas como quase sempre, quando este tipo de acidentes acontece os dados que mais importam recuperar são as fotografias, temos também o PhotoRec (embora a sua recuperação não se limite unicamente a ficheiros de imagem).


O PhotoRec ultrapassa as habituais tabelas de localização de ficheiros, e vai analisar o disco bloco a bloco tentando identificar ficheiros reconhecidos - como imagens JPG, ZIPs, PDFs, documentos do Office, etc. Dependendo do sistema de ficheiros, podem perder-se alguns dados, ou os nomes dos ficheiros; e para que haja melhores probabilidades de recuperação de dados, convém que os ficheiros não estejam fragmentados (mais um motivo para que desfragmentem o disco regularmente).

Escusado será dizer que... espero sinceramente que nunca tenham que recorrer a estas ferramentas, e que em caso de acidente simplesmente tenham que dar uso aos backups, com a garantia da integridade dos dados. Pelo que, caso estejam a adiar o "tal backup"... não deixem para amanhã o que podem fazer hoje.

1 comentário:

  1. Ora aqui está uma ferramenta que já me safou uma vez! A utilização não é fácil ou intuitiva, nem tão pouco os ficheiros ficam com o nome original, mas foi a única (e testei outros softwares pagos!) que conseguir recuperar os ficheiros de um disco que perdeu as tabelas de partições.

    ResponderEliminar