2014/10/15

Notícias do Dia

O Skype aposta nas videochamadas mais informais e divertidas com o Skype Qik; o Google vai brincando connosco quanto ao nome do iminente Android L; já nem as lentes fotográficas escapam às actualizações de firmware; usa o Hyperlapse para estabilizar os teus vídeos não acelerados; e o Anonabox promete manter todo o teu acesso à internet privado e anónimo recorrendo à rede Tor mas numa solução pronta a usar.

E antes das notícias do dia, o nosso agradecimento a todos os que andam pelo Facebook e já nos ajudaram a superar os 6000 likes na nossa página lá (e não se esqueçam de fazer também like / +1 / follow aqui no site); e aproveito para relembrar que já temos nova pergunta para o gadget da semana: um inversor de 200W para teres 220V no teu carro.


NY Times quer a tua ajuda a identificar anúncios antigos


Se procuram uma forma de gastar alguns minutos de forma útil e divertida, o MY Times tem em curso um projecto que recorre à ajuda de todos para encontrar e identificar blocos publicitários em jornais antigos. Existem várias modalidades à escolha, desde identificarem simplesmente se um bloco consiste ou não num anúncio, a outros que permitem identificar a empresa associada ou até transcrever o texto do anúncio.

Se têm aquela veia nostálgica com um fraquinho pelas décadas passadas, não deixem de experimentar e contribuir.


Uma máquina de crackar cofres por $150


Já estamos habituados a ver ataques "brute-force" serem usados contra passwords digitais, com computadores que vão tentando todos os milhões e milhões de combinações possíveis na tentativa de acertarem na password correcta. Mas este tipo de ataques não se limita ao mundo digital, e dois especialistas em segurança criaram uma máquina que permite fazer o mesmo para combinações de cofres. Com alguns motores, peças impressas numa impressora 3D, e um Arduino, este sistema é capaz de passar os dias a testar todas as combinações possíveis... até conseguir abrir o cofre (isto se não o conseguir abrir quase de imediato se estiverem a usar os códigos mais populares).


Firefox ganha suporte para H.264 - mas só para videochamadas



A guerra dos formatos de vídeo não pára, e depois de muito lutar contra formatos proprietários a Mozilla vai finalmente tornar o Firefox compatível com o H.264 (com a ajuda da CISCO) - mas não celebrem já. É que por agora apenas vai suportar os modos básicos deste codec, o que significa que será útil para coisas como videochamadas via WebRTC, mas não para ver filmes em streaming que recorrem aos modos mais avançados de codificação. Bem... sempre é um primeiro passo.


Google Glass aprende com as notificações do Android Wear

O Google Glass parece estar meio "apagado" na agenda do Google (lembram-se de quando era prometido "até ao final do ano"... já lá vão quase três anos) mas o Google não pára de o ir melhorando. Agora chega a possibilidade de se verem todas as notificações do vosso Android directamente no Glass - algo que se poderá dizer que foi inspirado na forma como o processo funciona com o Android Wear.

Mais importante será constatar que esta medida nos vai aproximando de um futuro onde deixará de ser importante um só dispositivo, e o que conta é termos acesso à informação que desejarmos onde quer que desejemos: quer seja o smartphone, tablet, computador, smarwatch, óculos digitais, etc.






Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]