2014/11/01

Voo de teste da Virgin Galactic acaba em tragédia com um piloto morto


A semana tem sido de desgraças aeroespaciais, depois do foguetão da NASA que explodiu, é agora vez de um voo de testes da Virgin Galactic acabar em tragédia, com um acidente que vitimou um dos pilotos e deixou o outro em estado grave.

O SpaceShipTwo da Virgin Galactic recorre a um avião principal (WhiteKnightTwo) que carrega a "nave espacial" até grande altitude, e que depois a larga para que siga viagem pelos seus próprios meios. Desta vez, iria ser testada uma nova fórmula de combustível, que deveria ser mais eficiente... mas o resultado não foi o que se esperaria.



O incidente já está sob investigação, por parte da própria Virgin Galactic como de todas as entidades envolvidas; mas já começaram a surgir vozes críticas do projecto, referindo que o motor que está a ser testado é incapaz de levar o veículo ao espaço, como "anunciado", e que por isso esta morte se torna ainda mais trágica - pois acusa-se o projecto de ser apenas uma grande manobra de marketing e que agora eleva para quatro o número de vítimas mortais.

Infelizmente, por muito que se queira fazer passar que a nossa tecnologia já "domina tudo", estes episódios relembram-nos que estamos ainda na idade da pedra no que toca a sair do planeta. Resta-nos esperar que estas empresas privadas que tentam chegar ao espaço o estejam a fazer de forma consciente e sensata, e não a pôr em risco as vidas dos seus pilotos só "porque sim".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)