2014/12/07

FIAT S76 com 28.5L de cilindrada ressuscita um século depois


Quando se fala de FIATs, a maioria das pessoas associará o nome com carros económicos de gama média. Mas a história da FIAT tem alguns automóveis que só poderão ser descritos pela palavra "monstros", como é o caso deste S76 que foi agora ressuscitado.

Recue-se mais de um século, até ao distante ano de 1910, e será difícil imaginar o que terá levado a FIAT a criar este S76. Um automóvel com um motor de 28.5L e que rapidamente foi baptizado de "A Besta de Turim". Bem, na verdade sabemos porque motivo a FIAT o construiu: o seu objectivo era bater o recorde de velocidade, que na época era detido por Blizen-Benz com motor de 21.5L e 200hp.

Portanto... nada como subir a parada. A FIAT criou este monstro com 28.5L de cilindrada e 300hp, mas mesmo com a mais alta tecnologia da época aplicada ao motor (quatro válvulas por cilindro, múltiplas ignições por ciclo, árvore de cames à cabeça, etc.) o S76 nunca conseguiu bater o recorde de velocidade, e foi caindo no esquecimento... até agora ter sido recuperado para um documentário que deverá ser lançado no início de 2015.

Até lá, podem ver o que é esta "besta" a trabalhar; sendo necessário ter consciência que cada um dos seus quatro cilindros terá uma cilindrada de mais de 7.1L. Basicamente, é quase como ter a cilindrada de todo um motor V10 de um Viper, num só cilindro!

... Penso que será seguro podermos dizer que: é melhor nem sequer perguntarmos quanto é que um motor destes gastará por cada 100Km (nem tão pouco as suas emissões poluentes - tanto a nível de partículas como a nível de ruído, como poderão ouvir já a seguir! :)

5 comentários:

  1. Sou um apaixonado pela mecânica e pelo automobilismo. Apesar da evolução ocorrida ao longo dos anos ser fantástica, é um espanto ver como funciona a mecânica na sua versão mais pura...

    Uma Beleza puramente mecânica!!!

    =)

    ResponderEliminar
  2. Deve gastar 100L aos 10km :P

    ResponderEliminar
  3. Deve gastar 100L aos 10km :P

    ResponderEliminar