2014/12/12

Ford troca Windows por QNX nos seus automóveis


Depois de uma forte aposta feita no sector automóvel para que os fabricantes usassem o seu "Windows Embedded Automotive", a Microsoft vê escapar um dos seus maiores aliados, a Ford, que irá passar a usar QNX nos seus automóveis.

Muitos ainda se recordarão dos eventos onde, com toda a pompa e circunstância, Microsoft e marcas como a Ford anunciavam as parcerias para colocar o Windows (na sua versão apropriada) no ecrãs das consolas dos automóveis. Agora, a Ford deixa cair isso no esquecimento tentando fazer com que esta transição para a concorrência passe despercebida.

Uma transição que não é surpresa, considerando que mais de metade dos fabricantes já usa o QNX nos seus veículos, um sistema concebido de raiz para aplicações robustas e industriais, e que agora pertence à BlackBerry (cujo único erro foi ter feito esta aquisição demasiado tarde para salvar o seu segmento mobile.)

É também um pouco injusto para a Microsoft que a Ford faça isto neste preciso momento, pois o seu Windows 10 seria possivelmente um sistema que se adaptaria perfeitamente a esta utilização automobilística, sendo mais modular que nunca e preparado para lidar com todo o tipo de dispositivos e ambientes. Mas percebe-se que a Ford tenha decidido pela "aposta segura" que todos usam e já tem provas dadas; do que optar por um sistema que ainda está a ser desenvolvido, e provavelmente precisará de mais um ano ou dois para estabilizar - e isto sem entrar nas considerações específicas da sua utilização num automóvel.


Seja como for, quer seja Windows ou QNX, a maioria dos condutores só estará interessado em saber se aquilo é compatível com o Android Auto e Apple CarPlay, para que possam usar os seus smartphones no carro.

2 comentários:

  1. Acho bem, estive quase a cancelar a resera do meu Nissan LEAF quando descobri que aquilo vinha com Windows no computador de bordo... e continuam a achar que é o ponto mais fraco (em termos de tecnologia) do carro, pois nem os radares que vêm no mapa se pode alterar onde estão e muitos estão mal posicionados de forma que a sra avisa onde não há e não avisa quando há.. e se baixar a voz da Sra deixa de se ouvir outros avisos importantes como o de bateria fraca... Agora com o Android Auto e companhias não faz sentido ter um sistema fechado, di$p€ndioso e extremamente ultrapassavel pela tecnologia mobile que está a evoluir a um ritmo 1000x maior que o sistema dos computadores de bordo nos automoveis.

    ResponderEliminar
  2. O Windows 10 não vira para o mercado embeded ao que sei, pelo que sei continuará a ser o windows CE que se já trabalharam com, sabem que é um pesadelo.

    ResponderEliminar