2014/12/11

Maelstrom é um browser para uma internet via BitTorrent


Os torrents podem ainda (erradamente) ser associados a conteúdos ilegais, mas a empresa BitTorrent muito tem feito para mudar essa imagem e mostrar que até podem ser o futuro para os artistas. Agora, lançam um novo projecto que poderá revolucionar a própria web como a conhecemos: o Project Maelstrom, um browser para uma internet descentralizada.

Não é por acaso que os torrents são usados pelos "piratas". Este sistema é um dos mais eficientes para a transferência de dados, e dos poucos que não tem grandes dificuldades em suportar enormes quantidades de utilizadores. Uma única pessoa poderá facilmente disponibilizar algo para milhões, sem necessidade de ter uma ligação super-potente, nem gastar uma quantidade de tráfego imensa; e estas vantagens não se limitam à partilha de ficheiros, mas também para a replicação e sincronização de dados, como o BitTorrent mostrou com o Sync.

Agora, numa altura em que a web vai sendo cada vez mais controlada, espiada, e censurada, o BitTorrent propõe-nos aplicar a mesma tecnologia à própria internet, com este Project Maelstorm - um browser que funciona usando esta mesma tecnologia.

Graças à capacidade dos torrents de permitirem a disseminação de dados de forma distribuída e sem necessidade de um servidor central, este browser poderá tornar-se no próximo passo para uma internet livre, não só em termos de liberdade de expressão como também livre da dependência da infraestrutura das grandes corporações para manter um grande site. Graças aos torrents, um site com milhões de visitantes seria automaticamente auto-sustentável, pois cada um desses visitantes estaria também a contribuir para partilhar essa informação com outras pessoas.

A base deste Maelstorm é o Chromium que também serve de base ao Chrome, e por agora está disponível apenas em "closed-alpha". Esperemos que não demore muito para que possa chegar a um estado funcional que permite o seu livre acesso por todos os utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)